As novas questões da linguística aplicada para o ensino de língua inglesa: multiletramentos, identidade e cultura
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p111-119Palavras-chave:
Cultura, Identidade, Linguistica Aplicada, MultiletramentosPublicado
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A linguística aplicada, como afirma Almeida Filho (2007), Moita Lopes (2006) e Rajagopalan (2006), está preocupada com todos os aspectos que envolvem o ensino de línguas, o que fez com que o objetivo do professor de idiomas e estudiosos desse campo, fosse, por muito tempo, a busca pelo melhor método a ser empregado. Essas questões, no entanto, vêm sendo modificadas com o desenvolvimento da linguística crítica, que agregou ao professor um papel de formador de cidadãos, não sendo suficiente apenas ensinar o idioma. É objetivo deste artigo, fazer um levantamento sobre os principais métodos e abordagens utilizados para o ensino de língua estrangeira, mais especificamente de língua inglesa, destacando os seus objetivos educacionais. Após esse levantamento inicial, foi feita uma análise sobre o papel do professor em sala de aula, que, diante deste novo cenário educacional, precisa conciliar os conhecimentos linguísticos que serão transmitidos com as novas discussões da linguística aplicada sobre as teorias de multiletramentos, as questões culturais e o processo de (re) construção identitária, possibilitados a partir do trabalho textual.
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