A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A COVID-19: APRENDIZAGENS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p124-136

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, COVID-19, Isolamento Social.

Publicado

2020-09-06

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Resumo

A pandemia advinda da COVID-19 oportuniza que diversas lições sejam aprendidas e que novas configurações subjetivas sejam constituídas a respeito da Educação Especial e das pessoas com deficiência no enfrentamento do isolamento social imposto. As autoras elencam três lições que podem ser aprendidas com o momento atual vivenciado, apontando o quanto a pandemia pode ser excludente para aqueles que já se encontram socialmente excluídos, as pessoas com deficiência e suas famílias

Biografia do Autor

Karla Wunder da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Psicopedagoga e Pedagoga Especial; Integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, educação inclusiva, educação especial, formação de professores e gestão educacional.

Katiuscha Lara Genro BIns, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Alfabetização e Pedagoga Especial; Integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Inclusiva, Gestão dos processos inclusivos, Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, formação de professores, alfabetização, aprendizagem e educação de jovens e adultos

Marlene Rozek, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Psicopedagoga e Pedagoga Especial. Integrante do comitê científico consultivo - Universidad de Zaragoza e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos (NEPAPI) na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, subjetividade, educação inclusiva, educação especial, formação de professores e intervenção precoce na infância

Como Citar

Silva, K. W. da, BIns, K. L. G., & Rozek, M. (2020). A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A COVID-19: APRENDIZAGENS EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Interfaces Científicas - Educação, 10(1), 124–136. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p124-136

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