CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170

Autores

  • Marta Hiromi Mendes Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza, especialista em Gestão de Negócios pela Fiap e graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade São Marcos.
  • Celi Langhi Centro Paula Souza
  • Helena Gemignani Peterossi Centro Paula Souza
  • Leandro Rubim Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Informática pela Universidade Católica de Santos e graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Caetano do Sul. Diretor de Educação a Distância da FIAP, além de atuar como professor na graduação e MBA em disciplinas da área de TI e Inovação na FIAP e na Toledo Prudente Centro Universitário.

Palavras-chave:

Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.

Publicado

2020-05-08

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.

Biografia do Autor

Marta Hiromi Mendes, Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza, especialista em Gestão de Negócios pela Fiap e graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade São Marcos.

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza, especialista em Gestão de Negócios pela Fiap e graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade São Marcos.

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Doutorado e Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul.

Helena Gemignani Peterossi, Centro Paula Souza

Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Educação (área de Metodologia do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).

Leandro Rubim, Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Informática pela Universidade Católica de Santos e graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Caetano do Sul. Diretor de Educação a Distância da FIAP, além de atuar como professor na graduação e MBA em disciplinas da área de TI e Inovação na FIAP e na Toledo Prudente Centro Universitário.

Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Informática pela Universidade Católica de Santos e graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Caetano do Sul. Diretor de Educação a Distância da FIAP, além de atuar como professor na graduação e MBA em disciplinas da área de TI e Inovação na FIAP e na Toledo Prudente Centro Universitário.

Como Citar

Mendes, M. H., Langhi, C., Peterossi, H. G., & Rubim, L. (2020). CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 161–170. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170

Referências

ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. V. 8. São Paulo: Moderna, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVACK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

DEWEY, John. Democracia e educação: uma introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. My pedagogic creed. The School Journal, v. 54, n. 3, p. 77-80, january 16, 1997). Disponível em: http://infed.org/mobi/john-dewey-my-pedagogical- creed. Acesso em: 23 out. 2016.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HARMER, Nichola et al. The benefits and challenges of project-based learning A review of the literature. 2014. p. 1-41. PedRIO paper. ISSN 2052-5818.

KOLMOS, Anette. Reflections on project work and problem-based learning. European Journal of Engineering Education, v. 21, n. 2, p. 141-148, 1996.

LANGHI, C. E-learning e aprendizagem significativa. Estratégica, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 37-49, 2010.

MARCONDES, Ofélia Maria. Dewey: estética social e educação democrática. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MORGAN, Alistair. Theoretical aspects of project-based learning in higher education. British Journal of Educational Technology, v. 14, n. 1, p. 66-78, 1983.

NEVES, Aécio Cordeiro. Reflexões sobre o ensino superior de contabilidade e a formação do contador. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 18-29, 2006.

PENUEL, W. R.; MEANS, B. Observing classroom process in project-based learning using multimedia: a tool for evaluators. 1999. Disponível em: http://www.ed.gov/technology/techconf/1999/whitepapers/papers3.html. Acesso em: 12 jul. 2018.

PMI - Project Management Institute. A guide to the project management body of knowledge. Project Management Institute, Inc. Pennsylvania, 2013.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended online POPBL: uma abordagem blended learning para uma aprendizagem baseada em problemas e organizada em projetos. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, 2015.

SHILLING, Claudia. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores: a construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998.