ENSAIO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E AVALIADOS

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes e Centro Universitário do Sul de Minas
  • Pedro Demo Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensaio

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A complexidade do modelo federativo brasileiro, as lacunas de regulamentação das normas de cooperação e a visão patrimonialista que ainda existe em muitos setores da gestão pública tornam a tarefa do planejamento educacional bastante desafiadora. Planejar, nesse contexto, implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação das desigualdades que são históricas no Brasil. Para isso, é preciso adotar uma nova atitude: construir formas orgânicas de colaboração entre os sistemas de ensino, mesmo sem que as normas para a cooperação federativa tenham sido ainda regulamentadas.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes e Centro Universitário do Sul de Minas

Pós - Doutor em Educação (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós - Doutor em Ciências Sociais (2019) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi bolsista pela Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (Fundunesp) nos anos de 2014 e 2015. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em soluções inovadoras e com potencial de frugalidade voltadas às Políticas Públicas em Educação, com foco na inclusão educacional. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA) - UNESP, UMC, PUC/SP e UNESCO. Vice-Líder no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GRUPPU/ UMC). Pesquisador no Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação (NUDISE/UNESP). Pesquisador Associado nos seguintes projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): AÇÕES DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL: analisando a formação e informação da/o profissional da educação infantil e ensino fundamental (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/FCLAR/UNESP) e Mediação, Direitos humanos, Gênero e Cidadania: políticas educacionais, concepções e ações em escolas públicas brasileiras e espanholas (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/FFC/UNESP). Pesquisador no Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Associado Profissional nos cursos de MBA da ESALQ/USP. Foi docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Marília (2018/2019). Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Foi Chefe de Gabinete de Reitoria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Publicou mais de 50 artigos científicos, 18 capítulos de livros, 4 livros e organizou outras 5 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz) e Dr. Pedro Demo (UNB). Recebeu os seguintes prêmios e honrarias: Título Cidadania Uberabense, pela Câmara Municipal de Uberaba (2009); Indicação para receber a Medalha Rui Barbosa (2017); Projeto de doutorado aprovado com louvor na VII Escuela de la Red de Posgrado en Infancia y Juventud RedINJU (2017); Moção de Aplauso do Conselho Tutelar de Matão/SP (2020), Moção de Aplauso do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2020), Placa Comemorativa da Etec Taboão da Serra (2020), Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Mauá (2020), Título de Cidadão Honorário Mauaense (2020) e Título de Cidadão Honorário Ribeirãopirense (2020). Membro editorial em 7 periódicos. Avaliador Ad Hoc em 32 revistas científicas, destacando os seguintes periódicos: Educação e Pesquisa USP (Qualis A1), Revista Ciência & Saúde Coletiva Fiocruz (Qualis A1) e Educational Philosophy and Theory (Qualis A1 - Fator de impacto: 0.864 - 2017). Revisor em 3 agências de fomento: CAPES, FAPESP e da Association for students and alumni of Erasmus Mundus Master (2015 - 2016). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1171-217X

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.

Como Citar

da Silva, R. A., & Demo, P. (2020). ENSAIO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E AVALIADOS. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 9–14. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8616

Referências

Demo, Pedro, 1941-Educar pela pesquisa, 2ª ed. Campinas, SP: Autores associados,

- (Coleção educação contemporânea)