DOENÇAS PREVALENTES NA POPULAÇÃO NEGRA: O DISCURSO ENCONTRADO EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p370-383Palavras-chave:
Livro didático de Ciências, Lei 10.639/2003, Doenças prevalentes na população negra.Publicado
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O caminhar da aprendizagem escolar é complexo e difícil de ser alcançado, sobretudo, se tomarmos como exemplo alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais. Pensando em discutir e refletir sobre essa problemática, o presente artigo tem como objetivo central analisar como as doenças prevalentes na população negra são pautadas e discutidas no livro do oitavo ano da coleção didática de Ciências Naturais do Projeto Teláris da editora Ática aprovada no Plano Nacional do Livro Didático 2013. A fim de buscar elementos necessários para inferir tais resultados, o nosso trabalho está sobre a égide teórica da abordagem qualitativa. No que tange a análise do material, optamos pela a Teoria Fundamentada que consiste numa abordagem de pesquisa qualitativa com o objetivo de descobrir teorias, conceitos e hipóteses, baseados nos dados coletados. Dessa forma, obtivemos como resultados concretos as seguintes inferências: os conteúdos que remetes as doenças prevalentes na população negra como, por exemplo, anemia falciforme, AIDS, Sífilis, etc. não são articuladas com as questões étnico-raciais, isto é, não estão atendendo a exigências da Lei 10.639/2003.Como Citar
Referências
As pessoas portadoras da doença falciforme, devido a uma série de dificuldades diárias e de convivência com a doença, muitas vezes relacionadas ao desconhecimento de que são portadoras da mesma, e também da falta de informação sobre a doença apresentam um número maiores de faltas e estas aliadas a ausência de um programa de ensino que leve a recuperação dos conteúdos, acarretam dificuldades de aprendizagem para seus portadores, que na maioria dos casos resultam em reprovação e evasão escolar (SILVA, 2011, p.193).