RELIGIÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: A IMPLANTAÇÃO DO GINÁSIO EVANGÉLICO RUI BARBOSA (1959 - 1969)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p21-33

Autores

Publicado

2022-06-06

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar as relações entre religião e escolarização no contexto da colonização planejada do oeste paranaense, que resultou na criação do Ginásio Evangélico Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, no ano de 1959. Trata-se de um estudo histórico e documental, que se integra na história das instituições educativas e, tem como proposta investigar a história da implantação, desenvolvimento e consolidação de uma das primeiras instituições escolares confessionais da região oeste do Paraná. A criação dessa escola teve decisiva participação das seguintes denominações religiosas: Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Comunidade Martin Luther e Primeira Igreja Batista, que, por meio de uma parceria, criaram a primeira instituição educativa de Ensino Secundário na cidade, que posteriormente se consolidou na região como uma escola de qualidade. Os dados revelados pelas fontes, relacionados às condições sociais do contexto político e econômico em que foram produzidos, indicam que o Ginásio Evangélico Rui Barbosa desenvolveu um modelo educacional que colaborou com as propostas governamentais de nacionalização do oeste paranaense. Seus pressupostos não destoaram das políticas educacionais e das demandas educativas da embrionária elite da sociedade de Marechal Cândido Rondon.

Biografia do Autor

Rodrigo Pinto de Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

Cézar de Alencar Aranut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Francielle Aparecida Garuti de Andrade, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Como Citar

Andrade, R. P. de, Aranut de Toledo, C. de A., & Garuti de Andrade, F. A. (2022). RELIGIÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: A IMPLANTAÇÃO DO GINÁSIO EVANGÉLICO RUI BARBOSA (1959 - 1969). Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 21–33. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p21-33