PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p91-104

Autores

  • Júlia Graciela de Souza Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Graduada em Nutrição (2013) – FAMEBLU; Bolsista FAPESC.
  • Mariana Lopes Junqueira Especialista em Educação Musical pela Associação Catarinense de Ensino da Faculdade Guilherme Guimbala (2012); Mestranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Graduada em Artes com Licenciatura em Música (2006) – FURB. Bolsista CAPES.
  • Marcia Regina Selpa Heinzle Doutora em Educação; Pesquisadora e professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES.

Palavras-chave:

Formação Docente. Ensino Superior. Estágio de Docência. Relatório de Estágio. Análise Documental

Publicado

2019-11-10

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O Estágio de Docência (ED) no Ensino Superior (ES) configura-se como um processo de formação docente em Programas de Pós-Graduação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar percepções dos mestrandos atribuídas ao ED no ES a partir de relatórios de ED de um Curso de Mestrado em Educação de uma Universidade de Santa Catarina (SC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de Análise Documental (CELLARD, 2012) em que foram analisados 15 relatórios de estagiários docentes produzidos nos anos de 2015 e 2016. Os relatos apontam percepções positivas sobre a experiência de docência no ED, destacando: aprendizado da prática docente no ES; valorização do docente orientador de estágio; papel da docência e lições adquiridas no estágio de docência. Os relatos não assinalam percepções negativas ou críticas, entretanto, aspectos identificados na análise documental preliminar permitem questionar as informações. Dessa forma, os componentes da estrutura do relatório devem ser revistos, bem como a necessidade de novos estudos para identificar possíveis dificuldades e elucidar proposições para qualificar o ED e a formação docente para o ES.

Como Citar

Souza, J. G. de, Junqueira, M. L., & Selpa Heinzle, M. R. (2019). PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 91–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p91-104