PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p91-104Palavras-chave:
Formação Docente. Ensino Superior. Estágio de Docência. Relatório de Estágio. Análise DocumentalPublicado
2019-11-10
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O Estágio de Docência (ED) no Ensino Superior (ES) configura-se como um processo de formação docente em Programas de Pós-Graduação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar percepções dos mestrandos atribuídas ao ED no ES a partir de relatórios de ED de um Curso de Mestrado em Educação de uma Universidade de Santa Catarina (SC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de Análise Documental (CELLARD, 2012) em que foram analisados 15 relatórios de estagiários docentes produzidos nos anos de 2015 e 2016. Os relatos apontam percepções positivas sobre a experiência de docência no ED, destacando: aprendizado da prática docente no ES; valorização do docente orientador de estágio; papel da docência e lições adquiridas no estágio de docência. Os relatos não assinalam percepções negativas ou críticas, entretanto, aspectos identificados na análise documental preliminar permitem questionar as informações. Dessa forma, os componentes da estrutura do relatório devem ser revistos, bem como a necessidade de novos estudos para identificar possíveis dificuldades e elucidar proposições para qualificar o ED e a formação docente para o ES.Como Citar
Souza, J. G. de, Junqueira, M. L., & Selpa Heinzle, M. R. (2019). PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 91–104. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p91-104