ANÁLISE DE VARIÁVEIS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES QUE FAVORECEM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p354-369Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Análise do Comportamento, Estudantes universitários.Publicado
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Introdução: Alguns desses comportamentos são: distração frequente, desorganização em tarefas, inquietação e dificuldade de esperar a sua vez em determinadas atividades. Considerando que grande parte dos estudos são focados no público infantil quando se trata de questões relacionadas ao ensino-aprendizagem, esta pesquisa pretendeu direcionar o olhar para o público adulto. Baseado em princípios teóricos da Análise do Comportamento. Objetivo: Analisar os fatores que favorecem a aprendizagem de universitários com TDAH, inseridos em Instituições de Ensino Superior (IES) de Maceió-AL. Método: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com amostragem por conveniência não probabilística e intencional. Participaram da pesquisa 23 adultos e utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, com o intuito de identificar variáveis antecedentes (ambiente físico e social) e consequentes (reforçador natural e/ou arbitrário), escolhidas de acordo com a relevância pessoal dos participantes, que podem favorecer no processo de ensino-aprendizagem e, por último, uma questão para ser respondida de forma livre. Resultados: Os resultados apontam que em relação ao ambiente físico, a boa acústica/silêncio em sala é o mais relevante entre sete alternativas (78,25%); no que se refere ao ambiente social, as definições claras dos objetivos de ensino são os mais relevantes entre sete alternativas (47,83%), e no que tange ao aspecto reforçador, a sensação de satisfação ao cumprir as metas e objetivos em sala é o mais relevante entre oito alternativas (43,46%). Conclusão: Este estudo proporcionou a identificação de algumas variáveis que são consideradas mais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem em indivíduos com TDAH no âmbito universitário, favorecendo assim a compreensão de quais contingências estão implicadas neste processo.Como Citar
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