ANÁLISE DE VARIÁVEIS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES QUE FAVORECEM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p354-369

Autores

  • Yrlan Henrique Santos Costa Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Wenedes da Silva Santana Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
  • Madson Alan Maximiano-Barreto Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP
  • André Fernando de Oliveira Fermoseli Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Análise do Comportamento, Estudantes universitários.

Publicado

2022-12-01

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Introdução: Alguns desses comportamentos são: distração frequente, desorganização em tarefas, inquietação e dificuldade de esperar a sua vez em determinadas atividades. Considerando que grande parte dos estudos são focados no público infantil quando se trata de questões relacionadas ao ensino-aprendizagem, esta pesquisa pretendeu direcionar o olhar para o público adulto. Baseado em princípios teóricos da Análise do Comportamento. Objetivo: Analisar os fatores que favorecem a aprendizagem de universitários com TDAH, inseridos em Instituições de Ensino Superior (IES) de Maceió-AL. Método: Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com amostragem por conveniência não probabilística e intencional. Participaram da pesquisa 23 adultos e utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário estruturado, com o intuito de identificar variáveis antecedentes (ambiente físico e social) e consequentes (reforçador natural e/ou arbitrário), escolhidas de acordo com a relevância pessoal dos participantes, que podem favorecer no processo de ensino-aprendizagem e, por último, uma questão para ser respondida de forma livre. Resultados: Os resultados apontam que em relação ao ambiente físico, a boa acústica/silêncio em sala é o mais relevante entre sete alternativas (78,25%); no que se refere ao ambiente social, as definições claras dos objetivos de ensino são os mais relevantes entre sete alternativas (47,83%), e no que tange ao aspecto reforçador, a sensação de satisfação ao cumprir as metas e objetivos em sala é o mais relevante entre oito alternativas (43,46%). Conclusão: Este estudo proporcionou a identificação de algumas variáveis que são consideradas mais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem em indivíduos com TDAH no âmbito universitário, favorecendo assim a compreensão de quais contingências estão implicadas neste processo.

Biografia do Autor

Yrlan Henrique Santos Costa, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Wenedes da Silva Santana, Centro Universitário Tiradentes (UNIT)

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT).

Madson Alan Maximiano-Barreto, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP

Departamento de Gerontologia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/SP

André Fernando de Oliveira Fermoseli, Centro Universitário Tiradentes- UNIT/AL

Doutor em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP); Professor Titular II do Centro Universitário Tiradentes

Como Citar

Costa, Y. H. S., Santana, W. da S., Maximiano-Barreto, M. A., & Fermoseli, A. F. de O. (2022). ANÁLISE DE VARIÁVEIS ANTECEDENTES E CONSEQUENTES QUE FAVORECEM O ENSINO-APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 354–369. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p354-369

Referências

ALMEIDA, P. A. et. al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: o que os professores universitários sabem sobre isso? II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), p. 1-12, 2015.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BALDIN, N.; MUNHOZ, E. M. B. Educação ambiental comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. 27, p. 1517-1256, 2011.

BARKLEY, R. A. et al. The persistence of attention-deficit/hyperactivity disorder into young adulthood as a function of reporting source and definition of disorder. J Abnorm Psychol. n. 111, v. 2, p. 279-289, 2002.

COUTO, T. S.; MELO-JUNIOR, M. R.; ARAÚJO GOMES, C. R. Aspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão. Ciências Cognição (UFRJ), v. 15, n. 1, p. 241-251, 2010.

CASTILHO, A. C. et al. Análise do comportamento e educação: pensando a educação inclusiva. VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores Em Educação Especial. p. 564-575, 2013.

DOMENE, C. A. Análise do Comportamento Aplicada à educação. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. p. 1-10, 2010.

EPIFANIO, P. Z. et. al. Estratégias de aprendizagens utilizadas por estudantes universitários com e sem indícios do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Revista Contemporânea de Educação, v. 9, n. 17, p. 115-132, 2014.

FARAONE, S.V. et al. Segregation analysis of attention dificit hyperactivity disorder. Evidence for single gene transmission. Psychiatr Genetics. n. 2, p. 257-275, 1992.

GREEN, A. L.; RABINER, D. L. What do we really know about ADHD in college students?. Neurotherapeutics, v. 9, n. 3, p. 559-568, 2012.

HENKLAIN, M. H. O; CARMO, J. S. Contribuições da Análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa. V.43 n.149, maio/ago. 2013 p.704-723.

HUBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes. 1. ed. Santo André, SP: ESETec, 2004.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Educação. v. 31, n. 1, p. 21-29, 2008.

LOPES, R. M. F.; NASCIMENTO, R. F. L.; BANDEIRA, D.R. Avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura. Avaliação psicológica. v. 4, n. 1, p. 65-74, 2005,

LUNA, S. V. Contribuições de Skinner para a educação. In: Placco, Vera M. N. S. (Org.). Psicologia & educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ, p. 145-179, 2000.

MATTOS, P. et. al. Painel brasileiro de especialistas sobre diagnóstico do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Rev Psiquiatr. v. 28, n. 1, p. 50-60, 2006

MATTOS, P. et al. Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scale para avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos. Rev. psiquiatr. clín. v. 33, n. 4, p. 188-194, 2006.

MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.

NALE, N. Programação de Ensino no Brasil: o Papel de Carolina Bori. Psicol. USP. São Paulo, v.9, n.1, p. 275-301, 1998

NENO, S. Análise Funcional: Definição e Aplicação na Terapia Analítico-Comportamental Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. v. 5, n. 2, p. 151-165, 2003.

OLIVEIRA, C. T.; DIAS, A, C. G. Repercussões do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) na Experiência Universitária. Psicol. cienc. prof. v. 35, n. 2, p. 613-629, 2015.

PEREIRA, M. E. M.; MARINOTTI, M.; LUNA, S. V. O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da analise do comportamento. In: HUBNER, M. M. C., MARINOTTI, M. (Org.). Analise do comportamento para a educação: contribuições recentes. Santo Andre: Esetec, p. 11-32, 2004.

SANTOS, L. F.; VASCONCELOS, L. A. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psicologia: teoria e pesquisa. v. 26, n. 4, p. 717-724, 2010.

SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SKINNER, B. F. Tecnologia de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1972.

TODOROV, J. C. A psicologia como o estudo de interações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. (especial), p. 57-061, 2007.

TINTORI, F.; BAST, D. F; PITTA, M. R; Jogo na terapia comportamental em grupo de crianças com TDAH. Acta comportamentalista, v. 19, n. 2, p. 225-239, 2010.

TODD, R.D. Genetics of attention déficit/hyperactivity disorder: are we ready formolecular genetic studies? Am. J. Med. Gen. v. 96, n. 3, p. 241-243, 2000.

VASCONCELOS, L. A. Análise comportamental do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: implicações para avaliação e tratamento. In: GUILHARDI, H. J.; MADI, M. B. B. P.; QUEIROZ, P. P.; SCOZ, M. C. (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Contribuições para construção da teoria do comportamento.Santo André: ESETec, v. 10, p.144-154, 2000.

TOSIM, P. F. Treinamento auditivo-fonológico: uma proposta de intervenção para escolares com dificuldades de aprendizagem. 198 f. Tese (Doutorado em educação). Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.