PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p107-122

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia social. Linguagens tecnológicas. Inclusão social.

Publicado

2020-08-19

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Resumo

O estudo apresenta perspectivas formativas e culturais da Pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagens, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, a ideia é de promover a reinvenção de debates críticos sobre o universo das tecnologias de interação humana, como forma de pensar a Pedagogia social, na dimensão do que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências de mundo. Contudo, tecemos uma aproximação com as linguagens tecnológicas no sentido de exercitar a participação crítica na vida democrática e à liberdade cooperativa. Concluímos que a Pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência social, tecida em rede de relações sociais no mundo criadora, de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas/RS. Líder do grupo NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Adilson Cristiano Habowski, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestrando em Educação da Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/RS. Bolsista da CAPES e membro do grupo de pesquisa NETE/CNPq.

Míriam Benites Rios, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle/UNILASALLE

Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Especialista em Informática na Educação (2008) pela mesma Instituição. Mestra em Educação pela Universidade La Salle, Canoas/RS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Como Citar

Conte, E., Habowski, A. C., & Rios, M. B. (2020). PEDAGOGIA SOCIAL COMO FORMA DE RECONHECIMENTO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 107–122. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p107-122

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