REFLEXÃO SOBRE A INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA DAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: A ÓTICA DE UMA ASSOCIAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p96-106

Autores

  • Patrícia Modesto da Silva Universidade Feevale
  • Sérgio Haddad

Palavras-chave:

Práticas educativas. Educação não-escolar. Emancipação.

Publicado

2020-08-19

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Resumo

O presente trabalho é um recorte da dissertação O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação . Nele se busca problematizar a ambiguidade entre o discurso e a práxis da Associação pesquisada em relação a seu público-alvo, no que diz respeito á educação não-escolar como cenário de prática de uma educação libertadora (FREIRE, 1967). A partir de diário de campo, entrevista em profundidade, rodas de conversa e análise de discurso, busca-se analisar, nas falas dos sujeitos (funcionários, crianças/adolescentes atendidos e seus familiares) o discurso, a intencionalidade e a prática que se efetiva, amparando a fundamentação teórica em autores como Freire (1959, 1967, 1979) , Canário (2006), Afonso (2001), Brandão (1995), Castel ( 2005) e Bauman (2013) e buscando problematizar os resultados obtidos na referida dissertação, que mostraram o papel da educação não-escolar na direção de uma educação emancipatória.

Biografia do Autor

Sérgio Haddad

Pedagogo e economista, com doutorado em história e filosofia da educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS), pesquisador da Ação Educativa. Líder do grupo de pesquisa: juventude e práticas educativas em educação de jovens e adultos do CNPq.

Como Citar

Silva, P. M. da, & Haddad, S. (2020). REFLEXÃO SOBRE A INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA DAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: A ÓTICA DE UMA ASSOCIAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 96–106. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p96-106

Referências

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AUTORA. Dissertação de mestrado defendida em 2018. Universidade de Caxias do Sul.

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