PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Integradora. Educação Integral. Currículo. Didática.

Publicado

2020-08-19

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Resumo

O objetivo do artigo é demarcar o significado conceitual para a expressão Pedagogia Integradora, assumindo-a como um mote para problematizar a ampliação dos tempos e espaços formativos em experiências de Educação Integral que articulam aspectos escolares e não escolares. Buscamos identificar que a Educação Integral demanda a construção de uma Pedagogia Integradora orientada por proposições didático-curriculares que visem superar antagonismos entre saberes e modos de ação surgidos da dicotomização entre o aprender na escola e fora dela. As assertivas teóricas se aliam à análise de dados de uma pesquisa de Educação Comparada Intranacional para explorar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico e do Currículo em quatro escolas no Rio Grande do Sul. O texto aponta que as agendas escolares de Educação Integral são materializadas por novos arranjos de formação que, mesmo tendo se ampliado em termos de pluralização de experiências, enfrentam desafios para romper a dicotomia que existe entre o aprender em sala de aula, que se delineia em torno de conteúdos fortemente disciplinarizados, e o que se aprende fora dela, por meio de outras dinâmicas institucionais. Na construção de uma Pedagogia Integradora, as escolas se veem diante da possibilidade de investir em mediações didáticas que dinamizem a relação dos sujeitos com os saberes e experiências formativas, visando abranger dimensões do desenvolvimento individual e coletivo que atendam ao princípio da integralidade.

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES/UFPB). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Não Escolar (Feevale).

Dinorá Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Líder do Grupo de pesquisa de Estudos e Pesquisas em Educação Não Escolar (Feevale). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES/UFPB). Produtividade em Pesquisa – CNPq.

Como Citar

Rolim de Lima Severo, J. L., & Zucchetti, D. T. (2020). PEDAGOGIA INTEGRADORA: SINALIZAÇÕES DIDÁTICO-CURRICULARES PARA EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 9–26. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n3p9-26

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