ORIENTAÇÃO À PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p6-16Palavras-chave:
Transtorno autistico, pais, terapia cognitivaPublicado
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O transtorno do espectro autista é uma patologia que afeta o neurodesenvolvimento marcada por prejuízos nas habilidades sócio comunicativas e comportamentais. Devido as áreas que o mesmo afeta, ocasionando diversas vezes comportamentos imprevisíveis e atípicos, os pais/cuidadores têm aumentadas as chances de vivenciar um quadro de estresse parental, assim como a adaptação ao cotidiano escolar torna-se mais difícil. Os pais/cuidadores, em sua maioria, não recebem uma psicoeducação ou orientações quanto maneiras mais adequadas de manejar os filhos. A partir dessa reflexão realizou-se um estudo teórico sobre transtorno do espectro autista e técnicas cognitivas utilizadas com os pais, assim como seus benefícios, em especial nos âmbitos comportamentais e sociais. Através dessa, é preocupante o baixo volume de documentos encontrados, demonstrando a pouca atenção que os pais de crianças autistas ainda recebem. Tal questão é de grande importância, pois estudos associam maiores índices de estresse parental ligados a falta de informação parental quanto ao transtorno do espectro autista, assim como as dificuldades cotidianas geradas pelo autismo. Ademais, ressalta-se os ganhos, não apenas sociais, mas também escolares de crianças portadoras do espectro autista que são possibilitados quando há uma atenção dirigida as famílias.Como Citar
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