ORIENTAÇÃO À PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p6-16

Autores

Palavras-chave:

Transtorno autistico, pais, terapia cognitiva

Publicado

2025-03-26

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Artigos

Resumo

O transtorno do espectro autista é uma patologia que afeta o neurodesenvolvimento marcada por prejuízos nas habilidades sócio comunicativas e comportamentais. Devido as áreas que o mesmo afeta, ocasionando diversas vezes comportamentos imprevisíveis e atípicos, os pais/cuidadores têm aumentadas as chances de vivenciar um quadro de estresse parental, assim como a adaptação ao cotidiano escolar torna-se mais difícil. Os pais/cuidadores, em sua maioria, não recebem uma psicoeducação ou orientações quanto maneiras mais adequadas de manejar os filhos. A partir dessa reflexão realizou-se um estudo teórico sobre transtorno do espectro autista e técnicas cognitivas utilizadas com os pais, assim como seus benefícios, em especial nos âmbitos comportamentais e sociais. Através dessa, é preocupante o baixo volume de documentos encontrados, demonstrando a pouca atenção que os pais de crianças autistas ainda recebem. Tal questão é de grande importância, pois estudos associam maiores índices de estresse parental ligados a falta de informação parental quanto ao transtorno do espectro autista, assim como as dificuldades cotidianas geradas pelo autismo. Ademais, ressalta-se os ganhos, não apenas sociais, mas também escolares de crianças portadoras do espectro autista que são possibilitados quando há uma atenção dirigida as famílias.

Biografia do Autor

Luciane Benvegnu Piccoloto, Universidade federal de santa maria

Doutoranda em educação Departamento de Educação Especial

Como Citar

Piccoloto, L. B. (2025). ORIENTAÇÃO À PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 6–16. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p6-16

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