FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p166-180Palavras-chave:
educação infantil. formação de professores, formação continuadaPublicado
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Esta pesquisa investiga a formação continuada de professores de educação infantil em dois municípios do estado de São Paulo. Objetivou caracterizar e analisar a formação ofertada, a partir da visão das professoras e das coordenadoras. Trata-se de uma pesquisa de campo que utilizou questionários e entrevistas. A maior parte das participantes é formada em Magistério e Pedagogia, várias indicaram que a formação técnica foi mais relevante que a Pedagogia. Os dados mostraram que as professoras compreendem a relevância da formação continuada, afirmaram, que existe com frequência e, na maioria das vezes, dentro do horário de trabalho. As palestras constituem o formato mais frequente. Em relação à contribuição da formação para as práticas docentes, há uma divergência. Para as professoras do Município A a formação oferecida contribui muito, pois neste grupo poucas possuem cursos de pós-graduação e o plano de carreira não reconhece a evolução funcional por via acadêmica. As professoras do Município B alegam que a formação contribui regularmente, pois não atende às expectativas, neste caso a maioria possui curso de pós-graduação, o que também pode influenciar na avaliação sobre a formação oferecida pelo município. Esse município possui plano de carreira que reconhece evolução funcional por via acadêmica, o que pode responder pela busca de mais cursos de formação. Conclui-se que os municípios possuem um importante papel no desenvolvimento profissional das docentes, e por isso é necessário que tenhamos políticas públicas que deem assessoria técnica de qualidade, a fim de que possam subsidiar com qualidade da formação proposta.Como Citar
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