A PEDAGOGIA DA IMPRENSA: O INSTITUTO PEDAGÓGICO E O PERIODISMO ESCOLAR EM CAMPINA GRANDE – PB (1931-1958)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p121–132

Autores

  • Alexandro dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Hadassa Araújo Costa Universidade Federal de Campina Grande
  • Iranilson Buriti de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Laís Vasconcelos Santos Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Periodismo. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Pedagogia. Cultura Educacional.

Publicado

2019-02-28

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Esta narrativa tem por objetivo empreender uma reflexão acerca da relevância dos impressos pedagógicos produzidos pelo Instituto Pedagógico, para a construção de uma cultura educacional em Campina Grande – PB, entre os anos de 1931 a 1958, período em que tais impressos circularam na cidade, abordando, em suas páginas, assuntos de caráter educativo. Desta forma, utilizamos como fontes de pesquisa a Revista Evolução e o Evolução Jornal, ambos produzidos pelo Instituto. Esses impressos se destacaram por fazerem circular, em meio à sociedade campinense da época, a opinião de alunos, educadores, políticos, médicos e intelectuais locais sobre diversos assuntos. Assim, levamos em consideração as contribuições do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault, enfatizando o conceito de discurso. Outros dois conceitos importantes na condução da presente escrita são os de pedagogia, formulado por Albuquerque Júnior, e cultura educacional, de Pinheiro. Percebemos que as fontes analisadas contribuíram para a propagação dos feitos e idealizações do Instituto Pedagógico, promovendo uma cultura educacional em Campina Grande, atuando na formação corporal e intelectual, pedagogizando corpo e mentes e gestando uma nova sensibilidade em relação ao cuidado/educação corporal e intelectual dos sujeitos.

Biografia do Autor

Alexandro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Campina Grande.

Hadassa Araújo Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande.

Iranilson Buriti de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz- FIOCRUZ. Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em história pela Universidade Federal de Pernambuco.

Laís Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Bacharela em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande.

Como Citar

Santos, A. dos, Costa, H. A., Oliveira, I. B. de, & Santos, L. V. (2019). A PEDAGOGIA DA IMPRENSA: O INSTITUTO PEDAGÓGICO E O PERIODISMO ESCOLAR EM CAMPINA GRANDE – PB (1931-1958). Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 121–132. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p121–132

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