A PEDAGOGIA DA IMPRENSA: O INSTITUTO PEDAGÓGICO E O PERIODISMO ESCOLAR EM CAMPINA GRANDE – PB (1931-1958)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p121–132Palavras-chave:
Periodismo. Instituto Pedagógico. Campina Grande. Pedagogia. Cultura Educacional.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Esta narrativa tem por objetivo empreender uma reflexão acerca da relevância dos impressos pedagógicos produzidos pelo Instituto Pedagógico, para a construção de uma cultura educacional em Campina Grande – PB, entre os anos de 1931 a 1958, período em que tais impressos circularam na cidade, abordando, em suas páginas, assuntos de caráter educativo. Desta forma, utilizamos como fontes de pesquisa a Revista Evolução e o Evolução Jornal, ambos produzidos pelo Instituto. Esses impressos se destacaram por fazerem circular, em meio à sociedade campinense da época, a opinião de alunos, educadores, políticos, médicos e intelectuais locais sobre diversos assuntos. Assim, levamos em consideração as contribuições do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault, enfatizando o conceito de discurso. Outros dois conceitos importantes na condução da presente escrita são os de pedagogia, formulado por Albuquerque Júnior, e cultura educacional, de Pinheiro. Percebemos que as fontes analisadas contribuíram para a propagação dos feitos e idealizações do Instituto Pedagógico, promovendo uma cultura educacional em Campina Grande, atuando na formação corporal e intelectual, pedagogizando corpo e mentes e gestando uma nova sensibilidade em relação ao cuidado/educação corporal e intelectual dos sujeitos.Como Citar
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Discursos e pronunciamentos: A dimensão retórica da historiografia. In.: PINSK, Carla Bassanezi e LUCA, Tania
Regina de (Org.). O Historiador e suas fontes. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
______. Pedagogia: a arte de erigir fronteiras. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/ppgh/docentes/durval/index2.htm>. Acesso em: 25/07/2018.
______. De armazém à campo cultivável: a instrução e a formação como diferentes formas de aprendizagem e como diferentes relações com o saber e com a leitura, produzindo subjetividade e sujeitos outros. Revista Línguas & Letras, Cascavel, nº 10, v. 6, p.249-271, 2005.
ANDRADE. Vívian Galdino de. Alfabetizando os “filhos da Rainha” para a Civilidade/Modernidade: o Instituto Pedagógico em Campina Grande - PB (1919-1942). 2014. 302f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal da Paraíba/UFPB, João Pessoa – PB, 2014.
CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.
CHARTIER, Roger. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. Tradução Luzmara Curcino e Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra. EdUFSCar, São Carlos – SP. 2014.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, PUC, nº35, pp. 253-270. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/projetohistoria/series/series3.html>. Acesso em: 04/08/2018.
FERREIRA LEITE, Carlos Henrique. Teoria, Metodologia e Possibilidades: os jornais como fonte e objeto de pesquisa histórica. Escritas. n. 1, v. 7, 2015, ISSN 2238-7188, p. 3-17. Disponível em: <http://www.uft.edu.br/revistaescritas/sistema/uploads/Art.25%5B3%5D.pdf>. Acesso em: 04/08/2018.
FICHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, Nov./2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf>. Acesso em: 15/08/2018.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola, São Paulo. 1999.
______. O que é um autor? Tradução de José A. Bragança de Miranda e António Fernando Cascais. Passagens, Lisboa. 1992.
GAUDÊNCIO, Bruno Rafael de Albuquerque. Da Academia ao Bar: Círculos Intelectuais, Cultura Impressa e repercussões do Modernismo em Campina Grande - PB (1913-1953). 2012. 268f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, Campina Grande – PB, 2014.
LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes históricas. 2. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
MELO, Josemir Camilo de. “Evolução”. Revista Pedagógica e Magazine na Paraíba dos anos 30. Anais Eletrônicos, II seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura de 07 a 10 de Novembro de 2011. UFCG. Campina Grande-PB.
NUNES, Clarice. A escola reinventa a cidade. In.: HERSCHMANN, Micael M.; PEREIRA, Carlos A. M. (Orgs.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rocco, Rio de Janeiro, 1994.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Instrução e Cultura Escolar: Considerações sobre Cultura Educacional no Oitocentos. In.: CURY, Cláudia Engler; MARIANO, Serioja Cordeiro. (Orgs.). Múltiplas Visões: cultura histórica no Oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2009.
SANTOS, Alexandro dos. “Cultura physica para a família campinense”: Higiene e Educação Física no Instituto Pedagógico – Campina Grande – PB (1931-1942). 2017. 180f. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande – PB, 2017.
SOARES, Carmen Lúcia. Pedagogias do corpo: Higiene, ginásticas, esporte. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. 3.ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013.
SOLER, C. J. D.; DE ROSSI, V. L. S. Escolas traçadas com régua e compasso na Colômbia e no Brasil. Caderno CEDES, Campinas, n. 83, v. 31, p. 35-56, Abr. 2011.
ZAMLORENZI, Claudia M. Petchk. História da educação, fontes e a imprensa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 60-71, Dez. 2010 – ISSN: 1676 – 2584. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art04_40.pdf>. Acesso em: 19/11/2015.