REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA NOVA: UM ESTUDO DAS TESES DE RAUL GOMES NAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927 E 1929)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p55–66

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2019-02-28

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Dossiê

Resumo

Este estudo objetiva analisar as representações do professor Raul Rodrigues Gomes acerca da Pedagogia da Escola Nova, consubstanciadas nas teses apresentadas pelo intelectual em duas Conferências Nacionais de Educação (CNE’s) promovidas pela Associação Brasileira de Educação (ABE). Na I CNE, realizada em Curitiba (1927), Raul Gomes defendeu duas teses intituladas “Conscripção Escolar” e “Missões Escolares”; e na III CNE, ocorrida em São Paulo (1929), o trabalho “O ensino profissional, as necessidades brasileiras e a solução do problema”. Essas teses apresentaram ideias e releituras dos estudos de renomados pedagogistas, tais como Georg Kerschensteiner, Jonh Dewey, Maria Montessori, Jean Ovide Decroly e Manuel Bergström Loureço Filho. Defensor da nova pedagogia, Raul Gomes destacou-se durante os citados eventos pelo protagonismo em debates acalorados e por suas ideias inovadoras para o sistema educacional brasileiro. Para tal análise, foram selecionados três conceitos-chave da Pedagogia da Escola Nova: a valorização do aluno como agente no processo de ensino-aprendizagem, a laicidade e a obrigatoriedade do ensino. A metodologia adotada foi a de entrecruzamento de fontes, comparando as representações escolanovistas da tese de Raul Gomes com os preceitos do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932); e a fundamentação teórica, a partir da perspectiva da História Cultural, baseia-se no conceito de representação do historiador francês Roger Chartier. Assim, essa pesquisa conclui que os preceitos defendidos pelo intelectual paranaense em seus trabalhos serviram para diagnosticar a situação anacrônica vivida pelo país e para fomentar a necessidade de uma renovação pedagógica baseada na Escola Nova. PALAVRAS-CHAVE: Raul Gomes. Escola Nova. Representações. Conferências Nacionais de Educação.

Como Citar

Goes Denardi, V. G., & Ghizoni Teive, G. M. (2019). REPRESENTAÇÕES DA ESCOLA NOVA: UM ESTUDO DAS TESES DE RAUL GOMES NAS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (1927 E 1929). Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 55–66. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p55–66

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