APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96

Autores

  • Solyane Silveira Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes
  • Vera Maria Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Intelectual. História da Educação. Campo.

Publicado

2019-02-28

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este trabalho discute as inserções e relações de intelectuais nos seus campos de pertencimento, no decorrer das trajetórias de duas personalidades sergipanas: Alfredo Montes e Acrísio Torres. Embasa essa proposta de trabalho, os conceitos de campo (Bourdieu, 2004) e de intelectual (Sirinelli, 1996). As fontes que deram informações para a realização desse estudo foram: os livros de atas do Atheneu Sergipense, inventários, jornais, cartas e entrevistas. Assim, este estudo problematiza como os intelectuais se inseriram no campo e como se relacionavam através de suas redes, além de mostrar como eles contribuíram para a sociedade sergipana, mais especificamente, no campo educacional.

Biografia do Autor

Solyane Silveira Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Professora/Pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em História da África, da Diáspora e dos Povos indígenas - UFRB e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG com Estágio Sanduíche na Universidade de Lisboa - UL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Memória, Instituições, Infância e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Pesquisa HIMEB (História e Memória da Educação Brasileira/UFRB).

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas/CNPq da Universidade Tiradentes. Realizou Pós-Doutorado na University of Boston/Massachusetts. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, biografia, século XIX, ensino de Inglês, formação e profissão docente.

Vera Maria Santos, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de pós-graduação em educação/UNIT. Vice-líder e coordenadora do grupo de pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas. Pesquisadora dos seguintes temas: disciplinas escolares e acadêmicas, instituições e práticas educativas e ainda do período colonial, analisando a instrução elementar dos órfão e a importância da mulher na manutenção da estrutura familiar, considerando a relação Sergipe/Brasil/Portugal no período da Colônia.

Como Citar

Lima, S. S., Amorim, S. S., & Santos, V. M. (2019). APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 85–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96

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