ESCOLA BÁSICA NO CONTEXTO SOCIAL-POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p71–82

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2018-10-17

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Resumo

Este artigo apresenta um debate sobre a necessidade/defesa de uma escola pública brasileira cuja identidade e autonomia sejam perpassadas de criticidade, comprometimento e engajamento na luta por uma sociedade e educação mais justas, humanas e democráticas. Assim como por uma escola onde a estratificação social seja quebrada e o respeito às lutas das mulheres, dos negros, dos indígenas, dos ciganos e tantas outras tão necessárias, seja alimentado, fortalecido e concretizado a favor da vida/da sobrevivência e da existência da diversidade humana. Para tanto, problematizamos a necessária resistência dos profissionais da educação às estruturas/políticas/projetos que visam retirar as possibilidades da existência de uma escola pública com os parâmetros científicos e pedagógicos necessários ao processo educativo, assim como que a impedem de ser um contexto que fomenta e concretiza a cultura de paz, a consolidação da cidadania e que denuncia as mentiras, as injustiças, os monopólios, o medo e a violência.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Professor, licenciado em Letras (UVA/2011) e Pedagogia (UNISUL/2017), com especialização em Supervisão e Orientação Educacional (UNICID/2012); Mestrado em Educação (UFC/2016), e, atualmente, cursa Doutorado em Educação, pela UFPB, ambos com foco na relação indissociável entre formação de professores e coordenadores pedagógicos. Em sua trajetória acadêmica/profissional, foi professor da Educação básica (Educação Infantil ao Ensino Médio) na Rede Municipal e Estadual de Ensino do Ceará (2001-2011); atua no Ensino Superior, notadamente nos Cursos de Licenciatura, desde 2011. Foi formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC) (2014); Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino da Secretaria de Educação de Ipueiras (CE) (2006 -2012); professor dos cursos de Letras e Ciências Biológicas, da Universidade Regional do Cariri (URCA) (2016-2018), Campus Missão Velha (CE), onde consolidou pesquisas no campo da formação docente, sobretudo, com foco na Didática e Pedagogia, trabalho docente e práticas pedagógicas. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Docente no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA). É sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), GT: 08 Formação de professores; e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992). Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; professora titular, Classe E, UFPB, atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado. Foi presidente da comissão para elaboração e implantação do curso de Graduação em Psicopedagogia, exercendo a função de coordenadora do curso até janeiro de 2010. É presidente da Comissão para implantação do Mestrado Profissional em Psicopedagogia. Elaborou e coordena, desde 2001, o Projeto de Extensão Atendimento a criança hospitalizada; o projeto de Pesquisa PIBIC, a formação docente frente à diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania desde 2009. E o projeto: a avaliação de situação de docentes doutores, CPA/Comissão Permanente de Avaliação/UFPB. Integra o Comitê Editorial da FURNE. É Consultora Ad Hoc da Editora Universitária. Consultora ad hoc do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Representante do DHP no Colegiado do Curso de Educação Artística - UFPB. Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB. Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. Membro do Conselho da Escola Superior de Serviço Público - ESPEP. Atualmente é professora da linha de Políticas Publicas e Educativas do curso à distância da Escola de Gestores; professora do Estagio Curricular Fund I, do Curso de Pedagogia a Distancia EAD; professora convidada do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Organização de Aprendentes -MPGOA/ UFPB. Vice coordenadora da linha de Pesquisa Politicas Educacionais PPGE/Ufpb.Tem se dedicado a pesquisas sobre a formação e profissionalização docente, diversidade, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos.

Como Citar

Araújo, O. H. A., & Rodrigues, J. M. C. (2018). ESCOLA BÁSICA NO CONTEXTO SOCIAL-POLÍTICO CONTEMPORÂNEO: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS. Interfaces Científicas - Educação, 7(1), 71–82. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p71–82

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