PASSAR NO VESTIBULAR E SER ORGULHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE (2024)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p218-230

Autores

  • Eanes dos Santos Correia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Willdson Robson Silva do Nascimento Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação Básica. Escola. Relação com o Saber.

Publicado

2024-10-09

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Artigos

Resumo

O presente artigo é empírico e tem o objetivo de analisar o sentido de ir à escola e estudar de dois alunos que estão matriculados em um colégio público estadual da cidade de Aracaju/Sergipe, tendo como base o seguinte questionamento “qual o sentido de ir à escola?” Sendo que os dados coletados a partir das entrevistas semiestruturadas submetidas aos alunos desta investigação foram analisados com base nos fundamentos da analise de discurso de Orlandi (2009). Considerando sua dimensão epistêmica, identitária e social, o sentido de ir à escola, para estes alunos, não é de aprender tal matéria ou o saber, embora tenham este desejo, mas vão para passar de ano, tirar nota boa para garantir pelo menos um bom trabalho e/ou passar num curso superior num futuro próximo.

Biografia do Autor

Eanes dos Santos Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre e doutorando em educação pela universidade federal de sergipe.

Como Citar

dos Santos Correia, E., & Nascimento, W. R. S. do. (2024). PASSAR NO VESTIBULAR E SER ORGULHO DA FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACAJU/SE (2024). Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 218–230. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p218-230

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