REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Filosofia. Paulo Freire. Estágio supervisionado.Publicado
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Neste artigo, propõe-se a reflexão sobre as contribuições da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos – EJA. O ponto de partida para tal abordagem é a experiência do autor quando do desenvolvimento do “Estágio Supervisionado: Docência na Educação de Jovens e Adultos e Normal”, ocorrido entre 06 de junho e 06 de julho de 2016, como parte da estrutura currículo-disciplinar do Curso de Pedagogia – Segunda Licenciatura, do Centro Universitário Internacional – UNINTER, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, localizada no município de Rio Grande/RS. Na discussão, está presente a defesa pela manutenção da Filosofia nos currículos escolares e, desde o caso da Educação de Jovens e Adultos, apresentam-se algumas contribuições da disciplina ao processo de formação humana. Em termos metodológicos, adotou-se a perspectiva teórico-bibliográfica e embasou-se, principalmente, no pensamento do educador brasileiro Paulo Freire. Concluiu-se que a Filosofia não deve ser vista apenas como outra disciplina inserida na inflexibilidade dos currículos tradicionais ou, tampouco, fonte de conteúdo inquestionável, ela deve servir como interlocutora entre o conhecimento oportunizado na escolarização e a vida cotidiana dos educandos e educandas da EJA.Como Citar
Referências
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