A PRODUÇÃO DE SABERES NUMA ERA DE TÉCNICA E CIBERCULTURA: DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p63-72Palavras-chave:
Ensino, Cibercultura, Prática Docente, Gabriel Marcel.Publicado
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A proposta inscreve-se nos debates sobre Educação, Tecnologias da Informação e Prática Pedagógica. Seu objetivo é analisar, à luz das contribuições Filosóficas e Pedagógicas de Gabriel Marcel, o papel do educador numa era da técnica e cibercultura. Neste sentido, Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnica-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época, como ato de produzir ou deixar desenvolver do humano/educando, para atingir o fim que se encontra essencialmente nele ou que foi pretendido em suas possibilidades. Refletir sobre; quais as implicações que o modelo educativo da técnica, em torno do qual se foi erigindo a educação contemporânea, infunde sobre as relações humanas e os desdobramentos das propostas e dos processos educacionais? O que o educador e a própria Pedagogia podem apreender dos estímulos dos ciberespaços? Do ponto de vista metodológico, optamos pela reflexão hermenêutico-ontológica, por compreendermos que a mesma está voltada para o tratamento interpretativo das informações e contribuições teóricas, à medida que visa desvelar as estruturas do desenvolvimento da existência do Ser e estabelecer uma íntima relação entre o sujeito pesquisador e sua pesquisa. Recorremos a estas inquietações, no âmbito de uma sociedade marcada pelo primado dos meios de comunicação de massa sobre o humano, do ter sobre o ser e da reprodução de saberes sobre o desvelamento do que é o homem e suas possibilidades. Palavras - chave: Ensino, Cibercultura, Prática Docente, Gabriel Marcel.Como Citar
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