APRENDIZAGEM UBÍQUA: O ESPAÇO ONLINE COMO LOCUS DE REALIZAÇÃO EDUCACIONAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p85-96

Autores

  • Bruno Galasso Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Palavras-chave:

Educação, Educação a Distância, Aprendizagem virtual, Aprendizagem online, Aprendizagem Aberta

Publicado

2018-06-26

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O presente artigo — cujo escopo trata de um recorte de tese de doutorado — tem como objeto de estudo a aprendizagem ubíqua, apresentando os principais elementos concernentes à terminologia, com intuito de problematizar seus intrínsecos conceitos de virtualização, interação, colaboração e mediação pedagógica. Busca-se compreender como essa modalidade pode amparar processos educativos de maneira adequada e significativa. A pesquisa é caracterizada como exploratória analítico-descritiva, com característica de estudo transversal, do tipo pesquisa de campo, apresentando duas análises, uma qualitativa, outra quantitativa dos dados obtidos, que permitiram uma terceira proposta: a correlação entre as questões aplicadas. O estudo aponta algumas premissas fundamentais para o êxito dessa prática, dentre as principais, os recursos dos ambientes virtuais, a interação e colaboração entre os pares, bem como as inevitáveis mudanças no papel desempenhado pelo professor-mediador nesse lócus de realização, sabendo que esses elementos constituem o alicerce da aprendizagem ubíqua, pois é por meio deles que a educação se articula no espaço online. Por fim, constatamos que a aprendizagem ubíqua é capaz de deslocar o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que ele se sinta presente socialmente e parte de um todo, colaborando com a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem.

Biografia do Autor

Bruno Galasso, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo com bolsa-sanduíche na Universidade do Minho, concedida pelo programa Eramus Mundus External Cooperation (Emundus15). Mestre em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo, com estágio na Universidade de Harvard (USA). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. MBA em Gestão Estratégica e Econômica em Projetos pela FGV. Graduado em Pedagogia, Comunicação Social e Letras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Online - GEPEO. Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador do Núcleo de Educação Online (NEO) do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Responsável pelo gerenciamento do projeto do Curso de Pedagogia Bilíngue na modalidade semipresencial, vinculado ao Plano Viver Sem Limite. Dedica-se, principalmente, aos estudos nos seguintes temas: Educação a Distância (EAD); Educação Online; Educação Adaptativa; Comunidades Virtuais de Aprendizagem; Personal Learning Environment (PLE); Interação e mediação pedagógica; Educação de Surdos.

Como Citar

Galasso, B. (2018). APRENDIZAGEM UBÍQUA: O ESPAÇO ONLINE COMO LOCUS DE REALIZAÇÃO EDUCACIONAL. Interfaces Científicas - Educação, 6(3), 85–96. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p85-96

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