O MAL-ESTAR DOCENTE: NIILISMO E EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p75-86

Autores

  • Juliana Monteiro Vieira
  • Cristiano Ferronato Universidade Tiradentes - UNIT/SE
  • Dinamara Garcia Feldens Universidade Federal de Sergipe - UFS/SE

Palavras-chave:

Educação, Docência, Mal-estar, Niilismo, Racionalismo,

Publicado

2017-07-05

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Artigos

Resumo

Propõe-se dissertar acerca do conceito de niilismo referenciado por Friedrich Nietzsche. Através de uma revisão teórica buscou-se compreender as bases do conceito aplicando o entendimento a Escola, por compreender a educação como meio central de promoção e reprodução de práticas e discursos onde imperam dogmas racionalistas. A docência parece estar inserida em um mal-estar generalizado, que perpassa sua finalidade civilizatória e resguarda similitudes niilistas.

Biografia do Autor

Juliana Monteiro Vieira

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes/SE (2017), graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes/SE (2014). Participante e colaboradora dos grupos GHENO/CNPQ (UNIT/SE) e GPECS/CNPQ (UFS/SE). E-mail para contato: juhsantosvieira@gmail.com

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2006), graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Professor e Pesquisador do PPED - UNIT/SE. Líder do GHENO/CNPQ -SE. Endereço, telefone e e-mail para contato: Av. Murilo Dantas, nº 300 - CEP: 49032-490 – Aracaju/SE – Brasil; (79) 32182100; cristianoferronato@gmail.com

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe - UFS/SE

Pós-doutora (UCM–Madrid). Doutora em Educação (UNISINOS-2004). Mestre em Educação (UNISINOS – 1999). Graduada em História (1996). É pesquisadora, líder do GPECS/CNPQ e professora da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Endereço, telefone e e-mail para contato: Av. Marechal Rondon, s/n, Jd. Rosa Elze – CEP: 49100-000 - Av. Marechal Rondon, s / n - Jd. Rosa Elze, São Cristóvão/SE – Brasil; (79) 996407240; dfeldens@hotmail.com

Como Citar

Vieira, J. M., Ferronato, C., & Feldens, D. G. (2017). O MAL-ESTAR DOCENTE: NIILISMO E EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 75–86. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p75-86

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