DISPOSITIVOS MÓVEIS DIGITAIS E DESAFIOS DA PESQUISA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA E LEITURA ON-LINES
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p97-106Palavras-chave:
Dispositivos digitais móveis. Cotidiano escolar. Aprendizagens móveisPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
este trabalho teoriza sobre as atuais ocorrências e os desafios que o cotidiano escolar vem experimentado com uso dos dispositivos móveis em sala de aula pelos alunos. O objetivo é mostrar algumas possibilidades com as quais os professores podem articular e construir juntos com estudantes, metodologias inovadoras para atuar em tal realidade. No que diz respeito à metodologia que orienta esta proposta é da Teoria fundamentada – The grounded – em virtude de permitir a observação empírica dos sujeitos participantes da comunidade escolar e da interação social e virtual entre todos via as redes sociais presentes nos celulares de professores e alunos.Como Citar
Referências
COLL, César; CARLES, Monereo. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LÈVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: 2010.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, 2006.
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011.
YOUNG, K. Dependência da Internet. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 212.