A VIVÊNCIA DE PROFESSORES COM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA À LUZ DA FENOMENOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p67-82

Autores

  • Bianca de Oliveira Martins
  • Bárbara Nivalda Palharini Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Fenomenologia, Vivência de Professores.

Publicado

2019-04-17

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Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar a vivência de professores com atividades de modelagem matemática. Mediante uma investigação fenomenológica detalhamos a compreensão da interrogação: Como os professores de matemática, que atuam na Educação Básica da cidade de Cornélio Procópio, vivenciam a modelagem matemática? Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. O fenômeno investigado foi evidenciado por meio da descrição fenomenológica e do destaque de unidades de significado. A pesquisa aponta núcleos de ideias que sinalizam o não uso de atividades de modelagem matemática em sala de aula. Fatores como conhecimento sobre a temática, participação em formação continuada e dificuldades entre teoria e prática são evidenciados no que tange à vivência de professores com a modelagem matemática.

Biografia do Autor

Bianca de Oliveira Martins

Licenciada em Matemática (UENP) Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL)

Bárbara Nivalda Palharini, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino e do curso de Licenciatura em Matemática (UENP)

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Educação (UNESP) Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR) Graduado em Ciências e Matemática Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGEN e do curso de Licenciatura em Matemática (UENP)

Como Citar

de Oliveira Martins, B., Palharini, B. N., & dos Santos Gomes Pereira, R. (2019). A VIVÊNCIA DE PROFESSORES COM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA À LUZ DA FENOMENOLOGIA. Interfaces Científicas - Educação, 7(3), 67–82. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p67-82

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