UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106Palavras-chave:
Educação inclusiva, Alemanha, Análise Crítica do Discurso, Linguística CognitivaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.Como Citar
Referências
ALEMANHA. Inklusive Bildung von Kindern und Jugendlichen mit Behinderungen in Schulen. Beschluss der Kultusministerkonferenz vom 20.10.2011. 2011. Disponível em: https://www.kmk.org/dokumentation-und-statistik/beschluesse-und-veroeffentlichungen/bildung-schule/allgemeine-bildung.html#c1315. Acesso em: 02 maio 2016.
AUTORENGRUPPE BILDUNGSBERICHTERSTATTUNG. Bildung in Deutschland 2014. Ein indikatorengestützter Bericht mit einer Analyse zur Bildung von Menschen mit Behinderungen. Bielefeld: Bertelsmann, 2014.
BERLIM. Schulgesetz für das Land Berlin (Schulgesetz - SchulG). Vom 26. Januar 2004. Gesamtausgabe in der Gültigkeit vom 06.04.2016 bis 14.08.2016. Berlim, 2004. Disponível em: http://gesetze.berlin.de/jportal/?quelle=jlink&query=SchulG+BE&psml=bsbeprod.psml&max=true&aiz=true. Acesso em: 22 abr. 2016.
BILD.DE. Berlin: Springer. Disponível em: http://www.bild.de. Acesso em: 06 maio 2016.
BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª ed. Brasília, 2012.
DUDENREDAKTION. Duden online. Berlin: Bibliographisches Institut, 2016. Disponível em: http://www.duden.de. Acesso em: 26 abr. 2016.
FAIRCLOUGH, Norman. Globaler Kapitalismus und kritisches Diskursbewusstsein. In: KELLER, Reiner et al. (Hg.). Handbuch sozialwissenschaftliche Diskursanalyse. Band 1: Theorien und Methoden. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2006, p. 339-55.
FAIRCLOUGH, Norman; WODAK, Ruth. Critical Discourse Analysis. In: VAN DIJK, Teun (org.). Discourse as Social Interaction. Discourse studies: A multidisciplinary introduction. Vol. 2. London: Sage, 1997, p. 258-84.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think. Conceptual Blendings and the mind's hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. Rethinking Metaphor. In: GIBBS, Ray (ed.). Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: University Press, 2008.
FAZ.NET. Frankfurt: Frankfurter Allgemeine Zeitung. Disponível em: http://www.faz.net/. Acesso em: 06 maio 2016.
FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2014.
FRANK, Roslyn M. et al. (eds.). Body, language and mind. Vol. 2: Sociocultural situatedness. Berlin; New York: de Gruyter, 2008.
HART, Christopher. Event-construal in press reports of violence in political protests: a cognitive linguistic approach to CDA. Journal of Language and Politics, v. 12, n. 3, p. 400-423, 2013.
KRÖG, Walter. Einleitung. In: MENSCH IM MITTELPUNKT (MIM); VEREIN TAFIE AUSSERFERN (Hg.). Herausforderung Unterstützung: Perspektiven auf dem Weg zur Inklusion. Lechaschau: MiM/TAFIE, 2005, p. 3-6.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago / London: University of Chicago Press, 1980.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh. The embodied mind and its challenge to Western thought. New York: Basic Books, 1999.
MISSLING, Sven; ÜCKERT, Oliver. Inklusive Bildung: Schulgesetze auf dem Prüfstand. Berlin: Deutsches Institut für Menschenrechte, 2014. Disponível em: http://www.institut-fuer-menschenrechte.de/monitoring-stelle-un-brk/publikationen/. Acesso em: 03 jan. 2016.
RATZKI, Anne. Gesamtschule – Gemeinschaftsschule: Aktuelle bildungspolitische Herausforderungen. In: AUFTAKTVERANSTALTUNG ZUR KAMPAGNE NEUE GESAMTSCHULEN FÜR KÖLN, 2011. Disponível em: http://www.hf.unikoeln.
de/data/gbd/File/Anne%20Ratzki_2011_Gesamtschule_Gemeinschaftsschule.pdf. Acesso em: 22 abr. 2016.
SCHUMANN, Brigitte. "Ich schäme mich ja so!" Die Sonderschule für Lernbehinderte als "Schonraumfalle". Bad Heilbrunn : Klinkhardt, 2007.
SZ.DE. München: Süddeutscher Verlag. Disponível em: http://www.sueddeutsche.de Acesso em: 06 maio 2016.
UNESCO. International Standard Classification of Education: ISCED 2011. Montreal; Quebec: UIS, 2012.
VAN DIJK, Teun A. Political discourse and political cognition. In: CHILTON, Paul A.; SCHÄFFNER, Christina (eds.). Politics as text and talk. Analytical approaches to political discourse. Amsterdam: Benjamins, 2002, p. 204-236.
VAN DIJK, Teun A. The discourse-knowledge interface. In: WEISS, Gilbert; WODAK, Ruth (eds.). Critical Discourse Analysis. Theory and interdisciplinarity. Houndsmills: Palgrave Macmillan, 2003, p. 85-109.
VIOTTI, Maria Luiza Ribeiro. A educação básica e o ensino médio na Alemanha. In: BRASIL. Coleção Mundo Afora no 11: Educação Básica e Ensino. Brasília, 2014, p. 22-33. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/publicacoes/mundo-afora-no-11-educacao-basica-e-ensino-medio. Acesso em: 03 jan. 2016.
WODAK, RUTH. Critical Linguistics and Critical Discourse Analysis. In: VERSCHUEREN, Jef; ÖSTMAN, Jan-Ola; BLOMMAERT, Jan (eds.): Handbook of Pragmatics: Manual. Amsterdam; Philadelphia: Benjamins, 1995, p. 204-210.
ZEIT ONLINE. Hamburg: Zeitverlag. Disponível em: http://www.zeit.de. Acesso em: 06 maio 2016.