UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106

Autores

  • Romana Castro Zambrano Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Alemanha, Análise Crítica do Discurso, Linguística Cognitiva

Publicado

2016-10-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Em 2008, com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, a Alemanha se comprometeu a estabelecer um sistema educacional inclusivo. Essa decisão política causou um debate polêmico na mídia alemã que continua até hoje. Nesse debate, notam-se diversas conceitualizações da educação inclusiva que, por um lado, refletem a opinião da sociedade e, por outro, influenciam a percepção social da educação inclusiva. O presente estudo propõe uma análise dessas conceitualizações com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) e na Linguística Cognitiva (LC). Com isso, visa-se a apontar para algumas problemáticas socioculturais na realização da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Romana Castro Zambrano, Universidade Federal de Sergipe

- doutora em Filologia Românica (Linguística) pela Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf na Alemanha - pós-doutoranda e bolsista do PNPD da CAPES na Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Como Citar

Castro Zambrano, R. (2016). UMA UTOPIA IRREALIZÁVEL? O DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ALEMANHA. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 95–106. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p95-106

Referências

ALEMANHA. Inklusive Bildung von Kindern und Jugendlichen mit Behinderungen in Schulen. Beschluss der Kultusministerkonferenz vom 20.10.2011. 2011. Disponível em: https://www.kmk.org/dokumentation-und-statistik/beschluesse-und-veroeffentlichungen/bildung-schule/allgemeine-bildung.html#c1315. Acesso em: 02 maio 2016.

AUTORENGRUPPE BILDUNGSBERICHTERSTATTUNG. Bildung in Deutschland 2014. Ein indikatorengestützter Bericht mit einer Analyse zur Bildung von Menschen mit Behinderungen. Bielefeld: Bertelsmann, 2014.

BERLIM. Schulgesetz für das Land Berlin (Schulgesetz - SchulG). Vom 26. Januar 2004. Gesamtausgabe in der Gültigkeit vom 06.04.2016 bis 14.08.2016. Berlim, 2004. Disponível em: http://gesetze.berlin.de/jportal/?quelle=jlink&query=SchulG+BE&psml=bsbeprod.psml&max=true&aiz=true. Acesso em: 22 abr. 2016.

BILD.DE. Berlin: Springer. Disponível em: http://www.bild.de. Acesso em: 06 maio 2016.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª ed. Brasília, 2012.

DUDENREDAKTION. Duden online. Berlin: Bibliographisches Institut, 2016. Disponível em: http://www.duden.de. Acesso em: 26 abr. 2016.

FAIRCLOUGH, Norman. Globaler Kapitalismus und kritisches Diskursbewusstsein. In: KELLER, Reiner et al. (Hg.). Handbuch sozialwissenschaftliche Diskursanalyse. Band 1: Theorien und Methoden. Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2006, p. 339-55.

FAIRCLOUGH, Norman; WODAK, Ruth. Critical Discourse Analysis. In: VAN DIJK, Teun (org.). Discourse as Social Interaction. Discourse studies: A multidisciplinary introduction. Vol. 2. London: Sage, 1997, p. 258-84.

FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The way we think. Conceptual Blendings and the mind's hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.

FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. Rethinking Metaphor. In: GIBBS, Ray (ed.). Cambridge Handbook of Metaphor and Thought. Cambridge: University Press, 2008.

FAZ.NET. Frankfurt: Frankfurter Allgemeine Zeitung. Disponível em: http://www.faz.net/. Acesso em: 06 maio 2016.

FERRARI, Lilian. Introdução à Linguística Cognitiva. São Paulo: Contexto, 2014.

FRANK, Roslyn M. et al. (eds.). Body, language and mind. Vol. 2: Sociocultural situatedness. Berlin; New York: de Gruyter, 2008.

HART, Christopher. Event-construal in press reports of violence in political protests: a cognitive linguistic approach to CDA. Journal of Language and Politics, v. 12, n. 3, p. 400-423, 2013.

KRÖG, Walter. Einleitung. In: MENSCH IM MITTELPUNKT (MIM); VEREIN TAFIE AUSSERFERN (Hg.). Herausforderung Unterstützung: Perspektiven auf dem Weg zur Inklusion. Lechaschau: MiM/TAFIE, 2005, p. 3-6.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago / London: University of Chicago Press, 1980.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh. The embodied mind and its challenge to Western thought. New York: Basic Books, 1999.

MISSLING, Sven; ÜCKERT, Oliver. Inklusive Bildung: Schulgesetze auf dem Prüfstand. Berlin: Deutsches Institut für Menschenrechte, 2014. Disponível em: http://www.institut-fuer-menschenrechte.de/monitoring-stelle-un-brk/publikationen/. Acesso em: 03 jan. 2016.

RATZKI, Anne. Gesamtschule – Gemeinschaftsschule: Aktuelle bildungspolitische Herausforderungen. In: AUFTAKTVERANSTALTUNG ZUR KAMPAGNE NEUE GESAMTSCHULEN FÜR KÖLN, 2011. Disponível em: http://www.hf.unikoeln.

de/data/gbd/File/Anne%20Ratzki_2011_Gesamtschule_Gemeinschaftsschule.pdf. Acesso em: 22 abr. 2016.

SCHUMANN, Brigitte. "Ich schäme mich ja so!" Die Sonderschule für Lernbehinderte als "Schonraumfalle". Bad Heilbrunn : Klinkhardt, 2007.

SZ.DE. München: Süddeutscher Verlag. Disponível em: http://www.sueddeutsche.de Acesso em: 06 maio 2016.

UNESCO. International Standard Classification of Education: ISCED 2011. Montreal; Quebec: UIS, 2012.

VAN DIJK, Teun A. Political discourse and political cognition. In: CHILTON, Paul A.; SCHÄFFNER, Christina (eds.). Politics as text and talk. Analytical approaches to political discourse. Amsterdam: Benjamins, 2002, p. 204-236.

VAN DIJK, Teun A. The discourse-knowledge interface. In: WEISS, Gilbert; WODAK, Ruth (eds.). Critical Discourse Analysis. Theory and interdisciplinarity. Houndsmills: Palgrave Macmillan, 2003, p. 85-109.

VIOTTI, Maria Luiza Ribeiro. A educação básica e o ensino médio na Alemanha. In: BRASIL. Coleção Mundo Afora no 11: Educação Básica e Ensino. Brasília, 2014, p. 22-33. Disponível em: http://dc.itamaraty.gov.br/publicacoes/mundo-afora-no-11-educacao-basica-e-ensino-medio. Acesso em: 03 jan. 2016.

WODAK, RUTH. Critical Linguistics and Critical Discourse Analysis. In: VERSCHUEREN, Jef; ÖSTMAN, Jan-Ola; BLOMMAERT, Jan (eds.): Handbook of Pragmatics: Manual. Amsterdam; Philadelphia: Benjamins, 1995, p. 204-210.

ZEIT ONLINE. Hamburg: Zeitverlag. Disponível em: http://www.zeit.de. Acesso em: 06 maio 2016.