PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74

Autores

  • Yumara Lúcia Vasconcelos UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Suely Maria Silva Manzi UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Construtivismo, Ensino-aprendizagem, Pedagogia

Publicado

2017-07-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Esse ensaio teve como objetivo lançar reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem à luz do paradigma construtivista, definindo-se como escopo a expectativa de sua repercussão sobre a prática pedagógica. Qualitativa, essa pesquisa enquadra-se como bibliográfica, em razão das características do campo, a produção bibliográfica sobre o tema, e a natureza da comunicação científica. A análise empreendida indica consenso e convergência em direção ao reconhecimento do valor pedagógico do referencial explicativo, inobstante se admita restrições e desafios de aplicação. 

Biografia do Autor

Yumara Lúcia Vasconcelos, UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PPGC- POGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA/ UFRPE.

Suely Maria Silva Manzi, UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PPGC- POGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA/ UFRPE.

Como Citar

Vasconcelos, Y. L., & Manzi, S. M. S. (2017). PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PARADIGMA CONSTRUTIVISTA. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 65–74. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p65-74

Referências

ACKERMANN, E. Piaget’s constructivism, papert’s constructionism: what’s the difference. Future Oflearning Group Publication, v. 5, n. 3, p. 438, 2001.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2006

BACKES, D. I. M.; FOCESI, L. V. Um espaço de vivência e reflexão do saber psicopedagógico.In: KOPZINSKI, S. D. (Org.). Percursos psicopedagógicos: entre o saber e o fazer. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2010. p. 25-37.

BARRETO TOVAR, C. H.; GUTIÉRREZ AMADOR, L. F.; PINILLA DÍAZ, B. L.; PARRA MORENO, C. Límites del constructivismo pedagógico. Educación y Educadores, v. 9, n. 1, p. 11-31, 2006.

BELTRÁN, J. Procesos, estrategias y técnicas de aprendizaje. Madrid: Síntesis, 1993.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. La construcción social de La realidad.Madrid: Amorrortu Editores, 2001.

CARRETERO, M. Construtivismo e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASTAÑON, G.A. Construtivismo e ciências humanas. Ciências & Cognição, v. 5, p. 36-49, 2005.

DICK, W. An instructional designer’s view of constructivism. In: DUFFY, T. M.; JONASSEN, D. H. (Ed.). Constructivism and the technology of instruction: a conversation. New Jersey: Erlbaum, 1992. p. 91-98.

DUFFY, T.; CUNNINGHAM, D. Constructivism: implications for the design and delivery of instruction. In: JONASSEN, D. H. (Ed.). Handbook of research for educational communications and technology. New York: Simon and Schuster, 1996. p. 170-198.

FOSNOT, C. T. (Ed.). Constructivism: theory, perspectives, and practice. New York: Teachers College Press, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREITAS, A. L. S. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GALLEGO BADILLO, R.; PÉREZ MIRANDA, R. Discurso sobre el constructivismo. Bogotá: Rojas Eberhard Editores,1993.p. 9-81.

GARCÍA, J. E.; CUBERO, R. Constructivismo y formación inicial del profesorado. Investigación em La Escuela, v. 42, p. 55-66, 2000.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

GRANDESSO, M. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

GRAVILLE, M. A. Teorias e práticas na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LABURÚ, C. E.; CARVALHO, M. A.; BATISTA, I. L. Controvérsias construtivistas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 18, n. 2, p. 152-181, ago. 2001.

LAKOMY, A. M. Teorias cognitivas da aprendizagem. 2. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2008.

LÓPEZ, M. J. R. El hombre de la calle, el científico y el alumno: ¿un solo constructivismo o tres? Investigación en la Escuela, n. 23, p. 7-16, 1994.

MATUI, J. Construtivismo: teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna, 1995.

MICOTTI, M. C. O. O construtivismo e a prática da alfabetização. Revista Educação: teoria e prática, v. 2, n.3, p. 6-11, dez. 1994.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1998.

MORAES, R. É possível ser construtivista no ensino de Ciências? In: MORAES, R. (Org.) Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. P. 103-129.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In. SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2011. p. 41 a 52.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U. 1999.

NOVAK, J. D. Constructivismo humano: un consenso emergente. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, v.6, n. 3, p. 213-223, 1988.

PERKINS, D. N. Technology meets constructivism: do they make a marriage. In: DUFFY, T. M.; JONASSEN, D. H. (Ed.). Constructivism and the technology of instruction: a conversation. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1992. p. 45-55.

REMY, H. D.Z. El constructivismo en losprocesos de enseñanza-aprendizaje en el siglo XXI. Barcelona: Plaza Y Valdes, 2004.

SALVADOR, C. C. Constructivismo y educación: la concepción constructivista de La enseñanza y del aprendizaje. In: SALVADOR, C. C.; PALACIOS, J.; MARCHESI ULLASTRES, A. (Comp.). Desarrollo psicológico y educación: 2. Psicologia de la educación escolar. Madrid: Alianza Editorial, 1990. p. 157-188.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SERRANO GONZALEZ-TEJERO, J. M.; PONS PARRA, R. M. El constructivismo hoy:enfoques constructivistaseneducación. REDIE. Revista Electrónica de Investigación Educativa, Ensenada , v. 13, n. 1, jan. 2011.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STROMMEN, E. F.; LINCOLN, B.Constructivism, technology, and the future of classroom learning. EducationandUrbanSociety, v. 24, n. 4, p. 466-476, 1992.

TOZONI-REIS, M. F. C. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil S/A, 2009.

URIBE, C. E. V. (Ed.) Constructivismo en el aula:¿ ilusiones o realidades? Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 1998.

URIBE, C. E. V. (Ed.).Posmodernidad, ciencias y educación. Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2003.

VASCONCELOS, Y. L.; FRANÇA, S. M.; SANTOS, F. M. Estratégias de ensino aplicáveis na educação a distância. UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 14, n. 3, p. 183-188, out. 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.