NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS PESQUISAS SOBRE O APRENDIZADO DE UM SEGUNDO IDIOMA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p31-42

Autores

  • Caio Mário Alcântara Universidade Tiradentes
  • Marília Gabriele Melo Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Publicado

2017-07-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

As contribuições do aprendizado de um segundo idioma para os processos cognitivos dos indivíduos é um objeto de estudo que tem despertado interesse em grupos científicos de diversos centros acadêmicos. O presente trabalho consiste numa análise de artigos publicados em revistas científicas com fator de impacto e disponibilizados nas plataformas Scopus e Web of Science cujo critério principal de seleção é o fato de trazerem dados sobre investigações que tratem sobre o tema em questão: o aprendizado de um segundo idioma e suas implicações. Para tanto, foram analisados 12 artigos que contribuíram com a construção de uma revisão sistemática sobre os resultados mais recentes dos estudos realizados.

Como Citar

Alcântara, C. M., Melo, M. G., & Linhares, R. N. (2017). NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS PESQUISAS SOBRE O APRENDIZADO DE UM SEGUNDO IDIOMA. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 31–42. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p31-42

Referências

ADAMS, A.M. et al. The impact of the development of verbal recording on children´s early writing skills. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 83, p. 76-97, 2011.

ANSARI, D.; DE SMEDT, B. & GRABNER, R.H. Neuroeducation: a critical overview of an emerging field. In: Neuroethics, n. 05, p. 105-117, 2011

ARCHILA-SUERTE, P.; ZEVIN, J. & HERNANDEZ, A.E. The effect of age acquisition, socioeducational status, and proficiency on the neural processing of second language speech sounds. In: Brain and language, n. 141, p. 35-49, 2015.

BAAS, D.; CASTELIJINS, J; VERMEULEN, M.; MARTENS, R. & SEGERS, M. The relation between assestment for learning and elementar students´cognitive and metacognitive strategy use. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 85, p. 33-46, 2015.

BRYANT, P.; NUNES, T. & BARROS, R. The connection between children´s knowledge and use of grapho-phonic and morphemic units in written text and their learning at school. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 84, p. 211-225, 2014.

BURGOYNE, K.; WHITELEY, H.E. &HUTCHINSON, J.M. The development of comprehension and reading-related skills in children learning English as an additional language and their monolingual, English-speaking peers. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 81, p. 344-354, 2011.

CAIN, K.; BIGNELL, S. Reading and listening comprehension and their relation to inattention and hyperacitivity. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 84, p. 108-124, 2014.

HOLPER, L.; GOLDIN, A.P.; SHALÓM, D.E.; BATTRO, A.M.; WOLF, M. & SIGMAN, M. The teaching and the learning brain: A cortical hemodynamic marker of teacher–student interactions in the Socratic dialog. In: International Journal of Educational Research, n. 59, p. 1-10, 2013.

HOOK, C.J.; FARAH, M.J. Neuroscience for Educators: What Are They Seeking, and What Are They Finding? In: Neuroethics, v. 6, n. 2, p. 331-341, 2012.

KERKCHOVE, D. A pele da cultura. São Paulo: Editora Annablume, 2009.

LIMPO, T., ALVES, R. A, & FIDALGO, R. Children’s high-level writing skills: development of planning and revising and their contribution to writing quality. In: The British Journal of Educational Psychology, v. 84, n. 2, p. 177-93, 2014.

PURDY, N., & MORRISON, H. Cognitive neuroscience and education: unravelling the confusion. In: Oxford Review of Education, n. 37, v. 1, p. 99-109, 2009.

YEUNG, S. S., & CHAN, C. K. K. Phonological awareness and oral language proficiency in learning to read English among Chinese kindergarten children in Hong Kong. In: The British Journal of Educational Psychology, n. 83, v. 4, p. 550-568, 2013.