PRÁTICAS DE (NÃO) ATENDIMENTO À DIVERSIDADE DAS APRENDIZAGENS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p107-122

Autores

  • Solange Alves de Oliveira Mendes Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Publicado

2016-02-29

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Artigos

Resumo

 Esse estudo buscou analisar como professoras da

Rede Municipal de Ensino de Recife vinham praticando

(ou não) o atendimento da diversidade das aprendizagens

no 1º ciclo, na área de língua portuguesa.

Contribuíram com a pesquisa nove docentes, de três

instituições, sendo três de cada escola, dos três anos

do ciclo I. Foram realizadas oito observações de aula

em cada turma acompanhada, bem como entrevistas

semi-estruturadas com as nove professoras. Os resultados

apontaram para uma maior presença de atividades

variadas entre as turmas de primeiro ano, se comparadas

às demais. Esse investimento parecia estar

intimamente vinculado às singularidades dessa etapa

do ciclo. Nos segundos e terceiros anos essa preocupação

tenderia a desaparecer, dadas as expectativas

que as profissionais expressavam na mudança para

o ciclo seguinte, momento em que poderia haver (ou

não) retenção dos alunos não alfabetizados.

Como Citar

Mendes, S. A. de O. (2016). PRÁTICAS DE (NÃO) ATENDIMENTO À DIVERSIDADE DAS APRENDIZAGENS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 4(2), 107–122. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p107-122