A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p33-42

Autores

  • Auda Valéria do Nascimento Ferreira Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas.
  • Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante Doutora em Letras e Linguística e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2016-02-29

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Seção

Artigos

Resumo

 Este artigo apresenta uma análise de conteúdo das

idiossincrasias de dois alunos do ensino médio (re)

significadas a partir da leitura de textos dissertativo-

-argumentativos acerca da temática da variação linguística,

que corroboram com as prescrições dos

Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

(PCNEM). O objeto é a abordagem das variedades linguísticas

segundo os pressupostos sociolinguísticos,

e o objetivo, contribuir com as pesquisas experimentais

em sala de aula que versam acerca desses pressupostos.

Fundamentamos este estudo com base em

Bortoni-Ricardo (2004), Faraco (2008) e Coroa (2008).

As análises apontam avanço significativo na compreensão

das variedades linguísticas por parte dos alunos.

Como Citar

Ferreira, A. V. do N., & Cavalcante, M. A. da S. (2016). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: DISCURSOS (IN)FORMAIS. Interfaces Científicas - Educação, 4(2), 33–42. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n2p33-42