A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AMBIENTE SOCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p81-94

Autores

  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar. Formação do Leitor. Leitura Escolar.

Publicado

2016-10-17

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Artigos

Resumo

O artigo denominado “A Biblioteca Escolar como Ambiente Social na Formação do Leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar (BE), o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer da pesquisa também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores – além de explanar sobre os serviços que a BE pode oferecer a comunidade escolar. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar.

 

Biografia do Autor

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduado em Publicidade e Propaganda – UNIT. Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria – UNIASSELVI e em Comunicação Organizacional e Novas Tecnologias – UNIT. MBA em Marketing – UNIT. E-mail: anndrealves@hotmail.com

Como Citar

Alves, A. L. (2016). A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AMBIENTE SOCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 81–94. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p81-94

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