A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p53-64

Autores

  • Ricardo Alves Taveira PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUCCAMP
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUCCAMP

Palavras-chave:

formação de professores, educação infantil, cultura corporal de movimento, educação física

Publicado

2017-07-05

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Artigos

Resumo

Este artigo aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase no desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, a partir da cultura corporal de movimento. A escolha pela cultura corporal de movimento se justifica pelo entendimento de que o movimento humano não se restringe apenas num deslocamento, mas numa maneira de linguagem corporal em que expressamos sentimentos, emoções, aspectos culturais, dentre outros, contribuindo no desenvolvimento global das crianças. Os resultados desta pesquisa indicam a necessidade de se estruturar o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil, contribuindo com o desenvolvimento das crianças e o preparo desses profissionais, desde suas formações iniciais.

 

 

Biografia do Autor

Ricardo Alves Taveira, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUCCAMP

Graduação em Educação Física; Especialização em Educação Física Escolar; Mestrando em Educação - Formação de Professores PUCCAMP.

Como Citar

Taveira, R. A., & Azevedo, H. H. O. de. (2017). A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE AMBAS AS ÁREAS. Interfaces Científicas - Educação, 5(3), 53–64. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n3p53-64

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