PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DE MEMÓRIAS E TRADIÇÕES CULTURAIS: CASO NUPATI/UFS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p61-68Palavras-chave:
Práticas Educacionais. Memórias. Terceira Idade.Publicado
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O estudo é resultado de um trabalho realizado com os integrantes do Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade – NUPATI/UFS, que abordou as práticas educativas vivenciadas pela Terceira Idade, em oficinas pedagógicas intituladas “Contos e Lendas”, durante o período de 2012/2, com o intuito de resgatar as tradições, a memória e os costumes. Nas oficinas, foi observada melhoria na interação social entre os idosos e na capacidade da escuta, criatividade e interpretação, através do benéfico contato com os diversos tipos de gêneros literários, além de estimulá-los a contribuir, de maneira enriquecedora, com suas experiências, histórias cheias de vida, sentimentos e poesias, vivenciadas e acumuladas ao longo da existência de cada um.