SOBRE A NEGLIGÊNCIA DO ESTADO E A BANALIZAÇÃO DO OUTRO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p61–70

Autores

  • Julia Siqueira da Rocha UFSC
  • Renata Orlandi UFFS
  • Ione Ribeiro Valle Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne. É professora associada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Palavras-chave:

Negligência, Gestão do Cuidado, Educação, Crianças, Adolescentes.

Publicado

2018-10-17

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Artigos

Resumo

O presente artigo problematiza a negligência, aqui entendida como uma modulação de violência presente no cenário educacional, mais especificamente, no campo da atuação de professores, gestores e demais profissionais da Educação, os quais supostamente integram a rede de proteção de crianças e adolescentes. Por meio de relatos da comunidade escolar registrados em  atas, entrevistas, laudos periciais e boletins de ocorrências, empreendemos análises que possibilitaram um aprofundamento da compreensão de fatores micro e macro sociais que participam da produção desse fenômeno e de sua incompatibilidade com a gestão do cuidado e com projetos de educação voltados para a justiça social.

Biografia do Autor

Julia Siqueira da Rocha, UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, consultora educacional efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Renata Orlandi, UFFS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, docente na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Ione Ribeiro Valle, Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne. É professora associada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, doutorado em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne. É professora associada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Como Citar

da Rocha, J. S., Orlandi, R., & Valle, I. R. (2018). SOBRE A NEGLIGÊNCIA DO ESTADO E A BANALIZAÇÃO DO OUTRO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 7(1), 61–70. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p61–70

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