A presença indígena nos livros didáticos de História do Paraná (2000-2011)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p67-76Palavras-chave:
indígenas, livros didáticos, História do Paraná, Irati.Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A temática indígena é trabalhada em sala de aula, por meio dos livros didáticos, e é com este material e o auxílio de seus professores, que os alunos conseguem conhecer e compreender não só aquilo que se refere à história indígena, mas todos os outros temas relacionados com a história. O interesse pela temática indígena nos livros didáticos leva à reflexão acerca dos conteúdos presentes nestes materiais e analisá-los significa pensar nas maneiras como o indígena vem sendo abordado, e na forma como as leituras contidas nestes livros podem ser compreendidas.Como Citar
Referências
BARROS, Darci Alda; PIZZATO, Maria Dilonê; MARQUES, Marlene. Historiando o Paraná: recortes de tempos e vivências, 4º ou 5º ano. 2ª ed. Curitiba: Base editorial, 2011. 192 p.
CAVALHEIRO, Rosa Maria; COSTA, Flamarion Laba da. A temática indígena no livro didático. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/730-4.pdf. Acesso em: 24/09/2012.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História, trad. Maria de Lourdes Menezes, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. Práticas da leitura, São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
CUNHA, Fernando; FRESSATO, Soleni Terezinha Biscouto. Criar e aprender: um projeto pedagógico: História do Paraná, 5º ano. São Paulo: FTD, 2008. 144 p.
GIL, Ana Helena C. de Freitas; VALOTO, Ana Maria. Aventura do aprender: suplemento do Paraná: história, geografia, 1º ao 4º bimestre. Curitiba: Base, 2000. 48 p.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição, trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
GOULEMOT, Jean-Marie. Da leitura como produção de sentidos. In:
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Índios: passado, presente e futuro. In: Secretaria de educação à distância, Secretaria de educação fundamental. Cadernos da TV escola Índios do Brasil 1. Brasília, 2001.
MARCOS, Maria Cândida. Repensar a temática indígena nos livros didáticos: Críticas e desafios. Disponível em: http://www.indioeduca.org/wp-content/uploads/2011/10. Acesso em: 21/09/2012.
MARIANO, Nayana Rodrigues Cordeiro. A representação sobre os índios nos livros didáticos de História do Brasil. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/ppge/Dissertacoes/dissert06/Nayana%20Rodrigues/A%20REPRESENTA%C7%C3O%20SOBRE%20OS%20%CDNDIOS.pdf. Acesso em 24/09/2012.
MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antíteses, vol. 2, n. 3, jan.-jun. pp. 153-167, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2419. Acesso em 20/09/2012.
MOTA, Lucio Tadeu; RODRIGUES, Isabel Cristina. A questão indígena no livro didático “Toda a história”. Hist. Ensino, Londrina, v. 5, p. 41-59, out. 1999. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/12435. Acesso em 26/09/2012.
ROLLEMBERG, Graziella. História do Paraná, 4º ou 5º ano. São Paulo: Ática, 2008. 152 p.
SILVA, Sérgio Aguilar et al. O Paraná de todas as cores: história do estado do Paraná para o Ensino Fundamental. Curitiba: Base, 2001. 144 p.