A presença indígena nos livros didáticos de História do Paraná (2000-2011)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p67-76

Autores

  • Oseias Oliveira UNICENTRO
  • Mariangela Küller Boiano UNICENTRO

Palavras-chave:

indígenas, livros didáticos, História do Paraná, Irati.

Publicado

2015-06-09

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Artigos

Resumo

A temática indígena é trabalhada em sala de aula, por meio dos livros didáticos, e é com este material e o auxílio de seus professores, que os alunos conseguem conhecer e compreender não só aquilo que se refere à história indígena, mas todos os outros temas relacionados com a história. O interesse pela temática indígena nos livros didáticos leva à reflexão acerca dos conteúdos presentes nestes materiais e analisá-los significa pensar nas maneiras como o indígena vem sendo abordado, e na forma como as leituras contidas nestes livros podem ser compreendidas.

Biografia do Autor

Oseias Oliveira, UNICENTRO

É graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e defendeu o doutorado direto em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2003 com a tese "Índios e Jesuítas no Guairá: a redução como espaço de reinterpretação cultural (século XVII)". Integra o corpo docente do Departamento do curso de Licenciatura em História (UNICENTRO-Irati). Também é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em História e Regiões da (UNICENTRO). Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada A construção dos sertões de Tibagi e Guarapuava século XVIII , junto ao Instituto de Investigação Científica Tropical IICT Lisboa Portugal. Também concentra suas reflexões nos temas das territorialidades sagradas e identidades étnicas na América Meridional. Foi presidente da Comissão Estadual Universidade para os Índios (SETI 2012), integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICENTRO-Irati e coordenador tanto do "Projeto de Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais (2011-2012) quanto do "Núcleo de Estudos Étnico-Raciais da UNICENTRO-Irati (2008-2012), no qual desenvolveu pesquisa e atividades de extensão com as comunidades do Quilombo Paiol de Telha (Financiamento - Fundação Araucária/SETI) e Quilombo Córrego do Franco (Financiamento - INCRA). É autor dos livros "Diversidade no Ensino"; "Turismo e Sustentabilidade em Comunidade Quilombola"; "Estudos Étnico-Raciais", "História Agrária - propriedade e conflito", "Ensino e Pesquisa de História: abordagens e metodologias" e "Reinterpretação Cultural nas Missões: a conversão de índios e missionários no Guairá". Tem publicado artigos em periódicos científicos e trabalhos em reuniões científicas sobre os temas da educação étnico-racial, regiões e religiosidades, diversidade cultural, identidade étnica, indígenas e quilombolas.

Mariangela Küller Boiano, UNICENTRO

Especialista em Educação e Diversidade - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO - PR)

Como Citar

Oliveira, O., & Boiano, M. K. (2015). A presença indígena nos livros didáticos de História do Paraná (2000-2011). Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 67–76. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p67-76

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