NO INTERIOR DA SALA DE AULA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: gênero, escola. crianças

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as relações de gênero na escola. A partir de dados coletados por meio de observações em uma turma dos anos iniciais, problematizamos a maneira pela qual as questões relacionadas a gênero estão presentes no interior da sala de aula a partir da interação estabelecida entre e pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, Ana M.F. Cultura e diferença no cotidiano da escola e do currículo. In: RIBEIRO, Claudia M. (Org.). Tecendo gênero e diversidade sexual nos currículos da educação infantil. Lavras: Ed. UFLA, 2012. p. 100-119

CARVALHO, M. E. P. de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, n.110, 2000.

COSTA, A. de. Cenas de meninas e meninos no cotidiano institucional da educação infantil: um estudo sobre as relações de gênero. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Florianópolis, 2004.

CORDAZZO, S. T. D; VIEIRA, M. L. Caracterização de brincadeiras de crianças em idade escolar. Psicologia Reflexão Crítica, Porto Alegre, v.22, n. 3, p. 365-373, 2008.

DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.

______. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2011.

EUGENIO, Benedito G.; MASCARENHAS, Eliane R. Relações de gênero em uma escola de educação infantil em Vitória da Conquista. In: DIAS, Alfrâncio; PACHECO, Ana C. (Orgs.). Gênero multi e transdisciplinar. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

KISHIMOTO, T. M; ONO, A. T. Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca. Pró-Posições, v. 19, n.3, p. - , 2008.

LOURO, Guacira. Pedagogia da sexualidade. In: ______. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.7-34

______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MEYER, Dagmar E. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, G.; NECKEL, J.F.; GOELLNER, S.V. (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 9-27

MOREIRA, Núbia R. A organização das feministas negras no Brasil. Vitória da Conquista: Ed. UESB, 2011.

MORENO, M. M. Como se ensina a ser menina- o sexismo na escola. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999.

NICHOLSON, Linda. Interpretando o gênero. Revista Estudos Feministas, vol. 08, n.02, 2000.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol.20, n.02, 1995.

Publicado
2016-06-05
Como Citar
Eugenio, B. (2016). NO INTERIOR DA SALA DE AULA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 139-150. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p139-150
Seção
Artigos