ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROFESSOR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p60-71

Autores

  • Bruno Gomes Pereira USP/UNIB
  • Diego Moreira UNIB

Publicado

2025-05-07

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Artigos

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas sobre escrita acadêmica e letramento do professor em formação continuada desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 2014 e 2024. A fundamentação teórica está alojada no campo dos estudos do letramento, com foco no letramento do professor. Para isso, a metodologia utilizada foi o Mapeamento Sistematizado (MS), considerando os seguintes descritores: “escrita acadêmica”, “formação continuada do professor” e “letramento do professor”. A busca foi feita no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa revela pouca demanda de pesquisas desenvolvidas sobre a referida temática na última década, o que nos convida a pensar sobre a importância de se ampliar as discussões acerca das estratégias de letramento em programas de pós-graduação no Brasil.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, USP/UNIB

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (UNIB). 

Diego Moreira, UNIB

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB).

Como Citar

Pereira, B. G., & Moreira, D. (2025). ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROFESSOR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 60–71. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p60-71