ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO DO PROFESSOR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p60-71Publicado
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O objetivo deste artigo é mapear as pesquisas sobre escrita acadêmica e letramento do professor em formação continuada desenvolvidas em programas de pós-graduação stricto sensu entre os anos de 2014 e 2024. A fundamentação teórica está alojada no campo dos estudos do letramento, com foco no letramento do professor. Para isso, a metodologia utilizada foi o Mapeamento Sistematizado (MS), considerando os seguintes descritores: “escrita acadêmica”, “formação continuada do professor” e “letramento do professor”. A busca foi feita no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A pesquisa revela pouca demanda de pesquisas desenvolvidas sobre a referida temática na última década, o que nos convida a pensar sobre a importância de se ampliar as discussões acerca das estratégias de letramento em programas de pós-graduação no Brasil.