CURRÍCULO, DIFERENCIAÇÃO CULTURAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p242-255Publicado
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O presente artigo estabelece uma reflexão em torno do currículo difundido numa realidade social marcada pela diversidade cultural e étnico-racial. Para tal procura compreender o currículo e o modo como procede diante diferenças culturais e étnico-raciais, questionando as perspectivas curriculares hegemônicas, que encaram a escola como o único espaço de produção e difusão do currículo, bem como a ideia de homogeneização cultural do currículo, que é tido como algo pré-estabelecido e veiculado apenas nas instituições educacionais. Este estudo é caracterizado por uma pesquisa qualitativa, cujo embasamento teórico resulta de uma revisão bibliográfica e documental. Portanto, ao longo do texto busca-se demonstrar o carácter discursivo, contingente e de poder exercido pelo currículo, este que pode ser produzido e veiculado tanto nas instituições formais, quanto nos espaços não formais de ensino e aprendizagem. Pelo que, se recomenda a adoção de uma abordagem dialógica e intercultural.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Currículo; Diferença.