POSTURA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p329-344

Autores

  • Laura Andrian Leal UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
  • Silvia Helena Henriques Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Carolina Cassiano Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Publicado

2024-12-17

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este estudo teve o objetivo de descrever a influência da postura dos docentes de enfermagem no desenvolvimento de competências socioemocionais para o processo ensino aprendizagem e as estratégias para desenvolvimento. Estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 57 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Utilizou-se a técnica de grupo focal e, para interpretação dos dados, a análise temática indutiva. Foi possível descrever que a postura do docente de enfermagem impacta no desenvolvimento de competências socioemocionais. A postura esteve associada com a empatia, acessibilidade, profissionalismo, didática, motivação, justiça e feedback construtivo. Observou-se que essas posturas influenciam no desenvolvimento emocional na medida que promovem a resolução de conflitos, confiança e autoconfiança do estudante e na modelagem de comportamentos. Os resultados têm o potencial de informar e aprimorar as condutas docentes e práticas pedagógicas nas escolas de enfermagem, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficaz e humanizado.

Biografia do Autor

Laura Andrian Leal, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Enfermeira. Doutora. Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba-MG, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8563-8980. E-mail: lauraleal4@hotmail.com  

Silvia Helena Henriques, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Professora Associada da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, Brasil.. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2089-3304. E-mail: shcamelo@eerp.usp.br.

Carolina Cassiano, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Doutoranda da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3549-2538. E-mail: carolinacassiano03@gmail.com

Como Citar

Andrian Leal, L., Helena Henriques, S., & Cassiano, C. (2024). POSTURA DO DOCENTE DE ENFERMAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES. Interfaces Científicas - Educação, 12(2), 329–344. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2024v12n2p329-344