O DESENHO “CYBERCHASE: A CORRIDA DO ESPAÇO” COMO PROPULSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p17-29Palavras-chave:
Desenho Animado, Cyberchase, Autonomia, Potencial DidáticoPublicado
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O cenário contemporâneo de transformações no âmbito educacional exige inovações nas abordagens de ensino, especialmente componente curricular de Matemática. A necessidade de promover pensamento crítico e autonomia nos alunos, aliados à curiosidade natural, conduz à utilização de recursos pedagógicos como desenhos animados, notavelmente o programa "Cyberchase: A Corrida do Espaço", que emprega linguagem lúdica e acessível para atrair os educandos. O objetivo deste estudo se propôs a investigar o potencial educativo desses desenhos, revelando que o "Cyberchase: A Corrida do Espaço" pode ser um recurso suplementar eficaz no ensino da Matemática, embora ainda necessite de otimização e ajustes para total integração ao processo pedagógico. A metodologia empregada neste estudo é de cunho quantitativa, sendo uma exploratória descritiva de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa educacional. Assim, este estudo ressalta a importância de abordagens inovadoras e aponta para a relevância do uso das mídias como recurso educacional, enquanto enfatiza a constante adaptação aos paradigmas educativos vigentes.
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