O DESENHO “CYBERCHASE: A CORRIDA DO ESPAÇO” COMO PROPULSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p17-29

Autores

  • Vinicius Azambuja Ribeiro Associação Pestalozzi de Canoas - ULBRA/PPGECIM
  • Leticia Azambuja Lopes Universidade Luterana da Brasil - ULBRA/PPGECIM

Palavras-chave:

Desenho Animado, Cyberchase, Autonomia, Potencial Didático

Publicado

2025-03-26

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Artigos

Resumo

O cenário contemporâneo de transformações no âmbito educacional exige inovações nas abordagens de ensino, especialmente componente curricular de Matemática. A necessidade de promover pensamento crítico e autonomia nos alunos, aliados à curiosidade natural, conduz à utilização de recursos pedagógicos como desenhos animados, notavelmente o programa "Cyberchase: A Corrida do Espaço", que emprega linguagem lúdica e acessível para atrair os educandos. O objetivo deste estudo se propôs a investigar o potencial educativo desses desenhos, revelando que o "Cyberchase: A Corrida do Espaço" pode ser um recurso suplementar eficaz no ensino da Matemática, embora ainda necessite de otimização e ajustes para total integração ao processo pedagógico. A metodologia empregada neste estudo é de cunho quantitativa, sendo uma exploratória descritiva de acordo com os pressupostos da pesquisa qualitativa educacional. Assim, este estudo ressalta a importância de abordagens inovadoras e aponta para a relevância do uso das mídias como recurso educacional, enquanto enfatiza a constante adaptação aos paradigmas educativos vigentes.

Biografia do Autor

Vinicius Azambuja Ribeiro, Associação Pestalozzi de Canoas - ULBRA/PPGECIM

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRA/Canoas é graduado em Ciências Biológicas na mesma instituição. Especialista em Orientação Escolar e Educação para o Meio Ambiente pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Técnico em Infraestrutura Escolar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFSUL. Realiza atualizações pedagógicas nas redes municipais, direcionadas para a Iniciação Científica e Educação Especial no Ensino de Ciências e Matemática. Professor de Ciências e Matemática da Educação Básica na Associação Pestalozzi de Canoas. Tem interesse de pesquisa na área da Educação, com ênfase: aprendizagem baseda em desenhos animados, iniciação científica, educar pela pesquisa, cultura digital, aprendizagem baseada em games e educação inclusiva.

Leticia Azambuja Lopes, Universidade Luterana da Brasil - ULBRA/PPGECIM

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas: Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

Como Citar

Ribeiro, V. A., & Lopes, L. A. (2025). O DESENHO “CYBERCHASE: A CORRIDA DO ESPAÇO” COMO PROPULSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Educação, 13(1), 17–29. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2025v13n1p17-29

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