EDUCAÇÃO ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: O CASO DA UNIDADE CURRICULAR “APPLIED INSTRUCIONAL DESIGN” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE EM TECNOLOGIA EDUCATIVA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OHIO NOS ESTADOS UNIDOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298

Autores

  • Edmea Oliveira Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Paula Correia The Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA

Publicado

2023-07-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Durante a pandemia da covid-19, o Brasil vivenciou na Pós-Graduação Stricto Sensu práticas curriculares de educação online, EAD e ensino remoto nunca vivenciadas em sua inteireza. Por outro lado, diversas universidades, em diferentes contextos, já vinham praticando currículos online antes da pandemia Covid-19. Com objetivo de investigar práticas pioneiras de educação online na pós-graduação, analisamos através da metodologia da imersão online, o caso da unidade curricular “Applied Instrucional Design” do Programa de Pós-Graduação Online em Tecnologia Educativa da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos. Entendemos por desenho didático curricular, a arquitetura de conteúdos e situações de aprendizagem, que convergem a linguagem da hipermídia com a comunicação interativa síncronas e assíncronas, em sintonia com a materialidade da ação docente e discente, no caso aqui a docência online interativa. Os achados da pesquisa revelaram sobretudo: 1) a importância da semana de ambientação como rede de apoio para a mobilização de saberes online; 2) o desenho curricular hipermidiático como curadoria digital em rede; 3) a importância da docência colaborativa entre docente titular e docentes assistentes; 4) o trabalho por projetos que não separa a formação acadêmico da qualificação profissional em contextos reais.

Biografia do Autor

Edmea Oliveira Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Dra. Edméa Santos . Professora titular-livre do Instituto de Educação e do PPGEDUC - Programa de Pós-Graduação em Educação e Demandas Populares da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura . Conselho científico do GT16 da Anped - Associação Nacional de Pesquisa em Educação . Membro da Diretoria Científica  da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisa em Cibercultura,  membro do Observatorio Formacce/ UFBa e do Lab de Imagem da UERJ. Pesquisadora pq do CNPQ e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ . Site acervo : www.edmeasantos.pro.br : e-mail : edmeasantos@ufrrj.Br : Instagram : @mea.santos

Ana Paula Correia , The Ohio State University, Columbus, Ohio, EUA

Dr. Ana-Paula Correia, Full-Professor of Learning Technologies and Director of the Center on Education and Training for Employment at The Ohio State University's College of Education and Human Ecology. With over 25 years of experience in education, Dr. Correia earned her Teaching Degree in Biology and Geology from the University of Minho, Portugal, followed by a master's degree and Ph.D. in Instructional Systems Technology from Indiana University, Bloomington in the United States. While in graduate school, she worked as a learning designer for a Fortune 500 pharmaceutical company.

Como Citar

Santos, E. O., & Correia , A. P. (2023). EDUCAÇÃO ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: O CASO DA UNIDADE CURRICULAR “APPLIED INSTRUCIONAL DESIGN” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE EM TECNOLOGIA EDUCATIVA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OHIO NOS ESTADOS UNIDOS. Interfaces Científicas - Educação, 12(1), 278–298. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298