Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p71-81

Autores

  • Betisabel Vilar de Jesus Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Qualidade da educação, políticas públicas, política educacional, educação básica

Publicado

2013-09-27

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Seção

Artigos

Resumo

O debate sobre a qualidade constitui-se em um dos principais desafios da educação na contemporaneidade, uma vez que aprender circunscreve-se como direito do cidadão e instrumento fundamental no combate às desigualdades ainda existentes em nosso país. Embora haja concordância quanto à necessidade de assegurar aos cidadãos uma educação e um sistema de ensino de qualidade, nas políticas públicas da educação brasileira, o sentido atribuído à qualidade e as ações voltadas à sua promoção, são muitas vezes objeto de críticas contundentes, daí, torna-se necessário verificar a lógica que fundamenta o discurso oficial da qualidade da educação, identificando o contexto social do qual e com o qual se fala e as críticas a ele feitas.

Biografia do Autor

Betisabel Vilar de Jesus Santos, Universidade Tiradentes

Graduada em Pedagogia (1983), Mestre em Educação(2000) e doutanda em educação pela PUC/RS. É professora da Universidade Tiradentes, membro da Equipe de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e da Comissão de Pesquisa em Educação da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju. É também integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Basis.

Como Citar

Santos, B. V. de J. (2013). Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos. Interfaces Científicas - Educação, 2(1), 71–81. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p71-81