COLABORAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROTOTIPANDO SOLUÇÕES EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p264-281Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A intenção de se trabalhar o conteúdo didático-pedagógico da aula presencial para a aula on-line evidenciou-se como um grande desafio, principalmente para atividades que exigem uma aprendizagem colaborativa, de trabalho em equipe e de forma on-line. Isto posto, o trabalho em tela visa analisar uma atividade didática de prototipação de soluções computacionais, para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, ambos integrados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ofertados no Instituto de Computação (IC) da Universidade XXX. Neste trabalho, utilizou-se a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante junto aos grupos no BBB e no Figma e o questionário aplicado aos alunos. Os resultados revelam atividades colaborativas estabelecendo alta interação entre os participantes, demonstrando êxito no uso de tecnologias digitais para sanar questões que envolvam atividades em grupo e de forma geograficamente distante.