COLABORAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROTOTIPANDO SOLUÇÕES EM REDE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p264-281

Autores

  • Alessandra Maieski Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Michele Michele Marta Moraes Castro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso

Publicado

2022-11-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A intenção de se trabalhar o conteúdo didático-pedagógico da aula presencial para a aula on-line evidenciou-se como um grande desafio, principalmente para atividades que exigem uma aprendizagem colaborativa, de trabalho em equipe e de forma on-line. Isto posto, o trabalho em tela visa analisar uma atividade didática de prototipação de soluções computacionais, para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, ambos integrados ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ofertados no Instituto de Computação (IC) da Universidade XXX. Neste trabalho, utilizou-se a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação participante junto aos grupos no BBB e no Figma e o questionário aplicado aos alunos. Os resultados revelam atividades colaborativas estabelecendo alta interação entre os participantes, demonstrando êxito no uso de tecnologias digitais para sanar questões que envolvam atividades em grupo e de forma geograficamente distante.

Biografia do Autor

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Pós Graduada em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Pesquisadora participante do Projeto de Pesquisa "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: regulação, qualidade e inovação em questão" pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora de temas relacionados a Educação; Educação a Distância (EaD); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Cultura Digital; Formação de Professores; Ensino Superior e Políticas Públicas Educacionais

Michele Michele Marta Moraes Castro, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação da UFMT - Linha de pesquisa organização escolar, formação e práticas pedagógicas. Pesquisadora do Laboratório de estudos sobre as tecnologias da informação e comunicação na educação (LêTECE). Experiência na área de ciência da computação e TIC para a educação em universidades corporativas. Parametrizadora de Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Editora de videoaula (Cantasia). Orientadora de infraestrutura de gravação de aulas (incluindo estúdio chroma key para professores/tutores). Implantação de AVA com recursos multimídia. 

Cristiano Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso

possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicacões nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Associado II do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação (PROFNIT), pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); Foi Diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Diretor de Eventos e Comissões Especiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e consultor do Programa Meninas Digitais. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte e tecnologias na educação.

Como Citar

Maieski, A., Michele Marta Moraes Castro, M., & Maciel, C. . (2022). COLABORAÇÃO ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROTOTIPANDO SOLUÇÕES EM REDE. Interfaces Científicas - Educação, 11(3), 264–281. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2022v11n3p264-281