EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,
transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observam
reproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,
a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidas
com intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade do
sujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo-
-discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meio
da realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola se
pode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.