EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152

Autores

  • Karla Thaís Lacerda de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Lívia Barbosa Pacheco Souza Universidade Federal da Bahia
  • Silvana Santos Bispo Universidade Federal da Bahia

Publicado

2021-08-09

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Resumo

A Creche-Escola da Associação Educacional Salva Dor está circunscrita como um espaço de formação,
transformação e instrumento de políticas para equidade. Todavia, em muitos momentos se observam
reproduções de mecanismos homofóbicos, discriminatórios e preconceituosos. Nessa perspectiva,
a construção de espaços de debates, produção de oficinas, palestras, dentre outras, são ações desenvolvidas
com intuito de promoção de um saber não hierárquico e que atente para a diversidade do
sujeito. O presente artigo expõe por meio da pedagogia transgressora uma possibilidade construtivo-
-discursiva que tem como referência questionar as estruturas hegemônicas de poder. Assim, por meio
da realização de oficinas com um grupo de crianças e adolescentes frequentadores da creche-escola se
pode estabelecer um diálogo de interação, onde as falas, reflexões e pensamentos foram desenvolvidos.

Biografia do Autor

Karla Thaís Lacerda de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação –
UFBA; Licenciada em Educação Física pela Universidade
Federal da Bahia – UFBA; Bacharel em Educação Física –
UNIASSELVI; Técnica em Alimentos – SENAI.

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Universidade Federal da Bahia

Pós-Graduada em Direito do Trabalho – UCESP; Especialista
em Gestão Pública e em Educação para as Relações
Étnicas Raciais – UNILAB, em Gestão Pública Municipal
– UNEB e em Educação em Gênero e Direitos Humanos –
UFBA; Graduada em Gestão de Recursos Humanos e em
Processos Gerenciais – UNIJORGE; Bacharel em Administração
Pública pela Universidade do Estado da Bahia
– UNEB; Professora da Licenciatura Plena em Pedagogia
– UNEB e da Especialização em Gênero e Sexualidade na
Educação – UFBA. 

Silvana Santos Bispo, Universidade Federal da Bahia

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação
em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e
Feminismo, Universidade Federal da Bahia – PPG/NEIM/
UFBA; Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira
e Indígena, pela Associação Classista de Educação da
Bahia – ACEB; Graduada em História pela Universidade do
Estado da Bahia – UNEB; Professora da Rede Estadual da
Educação – SEC/BA. 

Como Citar

Lacerda de Jesus, K. T., Barbosa Pacheco Souza, L., & Santos Bispo, S. (2021). EDUCAR PARA DESCONSTRUIR PRECONCEITOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CRECHE-ESCOLA DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SALVA DOR. Interfaces Científicas - Educação, 11(1), 140–152. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p140-152