PEGA A VISÃO! NEM TUDO É BRINCADEIRA: PERCEPÇÃO DO BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR BASEADO NO RACISMO E LGBTFOBIA
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https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p124-139Publicado
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O trabalho trata a questão do bullying, considerando o racismo e LGBTfobia como base de sustentação
para as atitudes violentas na escola. Estas inquietações resultaram no desenvolvimento do Projeto de
Intervenção - requisito obrigatório para a conclusão do curso de Especialização em Gênero, Sexualidade
na Educação. As manifestações foram analisadas dentro da instituição alvo da pesquisa, identificando
o conhecimento de estudantes adolescentes e jovens sobre as agressões que praticam e/ou sofrem.
Ao aproximar o racismo e a LGBTfobia como bases para a prática do bullying no âmbito escolar,
o objetivo foi de provocar reflexões sobre os impactos e consequências de atitudes segregadoras e
orientar sobre a importância do combate a toda e qualquer forma de violência, estimulando práticas
inclusivas, respeitosas, defendidas pelo direito à liberdade de expressão. Foram utilizados questionários,
um para coleta de conhecimentos prévios e o outro após a apresentação artística, foi possível
perceber que a arte como elemento educacional, a interação com o conteúdo desejado acontece de
forma mais intensa e reflexiva. As impressões conclusivas são que as juventudes que participaram do
projeto estão atentas na distinção entre os tipos de agressões ocorridas na escola, bem como relacionam
as atitudes com pensamentos racistas, machistas e LGBTfóbicas, percebendo os impactos negativos
na autoestima e na convivência entre pares.