VIADO!: XINGAMENTO E CONFLITOS ENTRE MENINOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p82-94Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
A partir de xingamentos e conflitos entre meninas/os da unidade escolar Eliza Dias de Azevedo, no distrito
de Vila de Abrantes, Camaçari/BA, este trabalho tem como objetivo refletir acerca de discursos e práticas
LGBTfóbicas, bem como demonstrar, no sentido de desconstruir, tais discursos e tais práticas, principalmente
por meio da sensibilização e da construção de empatia para com os sujeitos afetados pela LGBTfobia.
Buscamos articular a compreensão e apreensão de conceitos relevantes para o processo de (des)(re)
aprendizagem com leituras, análises, discussões e atividades de cunho prático, que propiciaram ao
público alvo a experiência de conhecer aspectos intrínsecos à LGBTfobia, sua presentificação e caracterização
no ambiente escolar e criar dispositivos de transformação dessa realidade.