DISCUTIR SEXUALIDADE/GÊNERO PARA PREVENÇÃO AO HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE JOVENS/ADOLESCENTES NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MATA DE SÃO JOÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p25-39

Autores

  • Elder Luan dos Santos Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Francinei Anunciação do Nascimento Universidade Federal da Bahia

Publicado

2021-08-09

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Resumo

Este trabalho objetivou identificar no contexto escolar se os/as jovens conseguem perceber a importância
de se trabalhar as questões de sexualidade e gênero como estratégia de combate ao aumento
das infecções de HIV/AIDS. A metodologia empregada teve uma abordagem de pesquisa ação na qual
os/as sujeitos/as participaram ativamente da construção de aprendizados. Os/as jovens revelaram a
necessidade de trabalhar questões de gênero e sexualidade na escola como forma de reduzir o número
de contaminados/as por HIV/AIDS. Destacaram também que se faz necessário utilizar uma linguagem
e metodologias participativas como oficinas lúdicas que facilitem a compreensão das discussões
e reflexões para que possam tornar-se jovens multiplicadores da promoção a saúde e valorização
das diversidades.

Biografia do Autor

Elder Luan dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
e Doutorando em Gênero, Mulheres e Feminismo pela
Universidade Federal da Bahia – UFBA; Especialista em
História da África e Licenciado em História, Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

Francinei Anunciação do Nascimento, Universidade Federal da Bahia

Especialista em Gestão em Saúde; Especialista em Gênero
e Sexualidade na Educação – UFBA; Licenciado em
Ciências Biológicas – UCSAL; Bacharel Interdisciplinar em
Saúde; Professor da rede Municipal de ensino de Mata de
São João e Instituto Cultural Steve Biko.

Como Citar

dos Santos Silva, E. L. ., & Anunciação do Nascimento, F. . (2021). DISCUTIR SEXUALIDADE/GÊNERO PARA PREVENÇÃO AO HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE JOVENS/ADOLESCENTES NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MATA DE SÃO JOÃO. EDUCAÇÃO, 11(1), 25–39. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2021v11n1p25-39