Histórico da agressividade e violência nas escolas públicas e particulares no Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p121-136

Autores

  • Jean Carlos Müller da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Eliane de Souza Schottz

Palavras-chave:

Violência escolar, Bullying, Professores

Publicado

2014-02-18

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo trazer ao leitor uma definição da temática violência escolar, bem como compreender os mecanismos pelos quais ocorrem, identificando os autores, coautores e vítimas envolvidas, além dos ambientes em que ocorrem. A partir disso, traçar medidas de controle para essa epidemia que tem protagonizado os jornais e telejornais, com casos cada vez mais inusitados de agressão. Para tornar possível o presente estudo, adotou-se a tipologia de prática de pesquisa documental, trazendo e analisando as ideias de alguns autores estudiosos do tema. Através de um conjunto de pensamentos foi possível traçar mecanismos que permitam o controle ou até mesmo a erradicação dos casos de violência nas escolas. Procura-se mostrar, também, o papel do professor nesse combate ao problema que vem afetando o país desde os tempos mais remotos, destaca-se ainda, a necessidade de um preparo adequado do educador para enfrentar a problemática, evitando que o mesmo se atenha apenas ao ensino de sua disciplina, estimulando uma maior interação entre professores e alunos e provar que somente assim é possível resolver ou amenizar a situação.

Biografia do Autor

Jean Carlos Müller da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Sou Técnico de Enfermagem Especialista em Instrumentação Cirúrgica, graduando em Eenfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro Univeritário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Sou funcionário público estadual e federal na área da saúde.

Como Citar

Müller da Silva, J. C., & Schottz, E. de S. (2014). Histórico da agressividade e violência nas escolas públicas e particulares no Brasil. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 121–136. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p121-136

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