IMPACTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALARES

DOI :

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p992-1003

Auteurs-es

Publié-e

2024-12-16

Téléchargements

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Résumé

A educação permanente é um importante método de conscientização dos profissionais de saúde sobre o correto descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), mas estudos sobre seu impacto continuam escassos. Este trabalho teve como objetivo descrever e avaliar o impacto de uma prática de educação hospitalar sobre os Resíduos de Serviços de Saúde. Utilizou-se como método um estudo quantitativo, experimental, do tipo ensaio de campo, que avaliou a produção de RSS antes e após uma intervenção do tipo capacitação para os trabalhadores de um Hospital Universitário localizado no Paraná, Brasil, entre os anos de 2021 e 2022. Foram coletados dados secundários do descarte mensal de RSS em quilogramas e número de paciente/dia mensal. Os dados foram tabulados e avaliados através do teste Mann-Whitney. Após a intervenção realizada, houve uma redução significativa de 67,34% na produção de RSS, sendo essa de 1,99 kg/paciente/dia no momento pré-intervenção e 0,65 kg/paciente/dia no momento pós-intervenção (p=0,04). Concluiu-se que a educação permanente se mostrou como uma prática efetiva para conscientização dos profissionais e redução significativa do montante de produção de RSS.

Bibliographies de l'auteur-e

Wilson Schemberger Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), integrante do projeto: "Projeto de Ação Extensionista de Terapêutica Médica Aplicada" (LATEM). Discente da décima primeira turma do curso de Medicina da UEPG.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (1996), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Camilo Castelo Branco -SP (2001), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2016). Atualmente é professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua nas disciplinas de Saúde Coletiva e Práticas de Saúde Bucal do curso de Odontologia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua na disciplina de Triangulação de Métodos de Pesquisa.Tem experiência na área de Saúde Coletiva e de Odontologia, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde, Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia, Educação e Saúde, Recursos Humanos, Política de Saúde. Tem experiência em Métodos Qualitativos de Pesquisa.

Claudia Regina Biancato Bastos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), especialização em Enfermagem Oncológica pelo Hospital Erasto Gaertner (2008), Mestrado em Tecnologia em Saúde pela PUCPR (bolsista CAPES- 2015 -2017), doutoranda em Tecnologia em Saúde pela PUCPR (bolsista CAPES); curso de hipnose clínica (2015), curso de Podiatria clínica (2017), laserterapia (2017). Tem experiência nas áreas: assistencial, educação continuada, oncologia, registro hospitalar de câncer, controle de infecção hospitalar, acreditação hospitalar, implantação da sistematização da assistência de enfermagem, informatização do processo de enfermagem, gestora na implantação de hospital de ensino, gerência de enfermagem, consultoria de enfermagem, ensino e pesquisa. Conquistou prêmios relevantes na área de enfermagem como: enfermeira destaque no ano 2014 pelo COREN-PR, durante sua permanência como gerente de enfermagem obteve premiação como melhor serviço de enfermagem de hospital privado do PR pelo COREN PR no ano de 2014 e também premiação como case de sucesso no ano de 2013 pelo Unimed Nacional devido o desenvolvimento de um novo método de identificação de leitos por estratificação de risco, e no ano de 2016 conquistou novamente o título na modalidade Destaque pelo COREN PR. Atualmente é docente da faculdade UNOPAR e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Comment citer

da Mota de França Pinto, A., Schemberger Oliveira, W., Berger Fadel, C., & Regina Biancato Bastos, C. (2024). IMPACTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALARES. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 992–1003. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p992-1003