IMPACTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITALARES
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https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p992-1003Publié-e
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(c) Tous droits réservés Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 2024
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Résumé
A educação permanente é um importante método de conscientização dos profissionais de saúde sobre o correto descarte dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), mas estudos sobre seu impacto continuam escassos. Este trabalho teve como objetivo descrever e avaliar o impacto de uma prática de educação hospitalar sobre os Resíduos de Serviços de Saúde. Utilizou-se como método um estudo quantitativo, experimental, do tipo ensaio de campo, que avaliou a produção de RSS antes e após uma intervenção do tipo capacitação para os trabalhadores de um Hospital Universitário localizado no Paraná, Brasil, entre os anos de 2021 e 2022. Foram coletados dados secundários do descarte mensal de RSS em quilogramas e número de paciente/dia mensal. Os dados foram tabulados e avaliados através do teste Mann-Whitney. Após a intervenção realizada, houve uma redução significativa de 67,34% na produção de RSS, sendo essa de 1,99 kg/paciente/dia no momento pré-intervenção e 0,65 kg/paciente/dia no momento pós-intervenção (p=0,04). Concluiu-se que a educação permanente se mostrou como uma prática efetiva para conscientização dos profissionais e redução significativa do montante de produção de RSS.