Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Os textos enviados em Língua Portuguesa devem estar escritos conforme o Novo Acordo Ortográfico que passou a vigorar em janeiro de 2009. Tamanho A4, com espaço entrelinhas de 1,5cm, fonte arial, tamanho 12, e as margens: superior e esquerda 3cm, margens inferior e direita 2cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

As normas de submissão são requisitos básicos para aceitação de trabalhos a serem publicados em qualquer uma das revistas desta plataforma.  Os autores devem observar requisitos de estrutura, formatação, citações e referências.

Os originais devem estar em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente ao Portal de Periódicos da Sociedade de Educação Tiradentes, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em Anais de Reuniões Científicas.

 

Artigos enviados por e-mail não serão considerados

Todos os direitos editoriais são reservados para as publicações do Portal de Periódicos SET, nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Comissão Editorial, ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 466/12 e 510/16 ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

Categorias de manuscritos aceitos:

Artigo original: trabalho de pesquisa com resultados inéditos e que agreguem valor à publicação. Limitado com no mínimo oito páginas e no máximo 15 páginas. Sua estrutura deve conter:

  • Introdução: deve ser breve, definir o problema estudado, destacando a sua importância e as lacunas do conhecimento. NBR 6022:2003
  • Método: os métodos empregados, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e informar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos.
  • Resultados: devem ser apresentados de forma clara e objetiva, descrevendo somente os dados encontrados sem interpretações ou comentários, podendo para maior facilidade de compreensão serem acompanhados por tabelas, quadros e figuras. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas ilustrações.
  • Discussão: deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados no estudo e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas.
  • Conclusão: deve corresponder aos objetivos ou hipóteses do estudo, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e método.
  • Estudo teórico: análise de estudos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Limitado a 15 páginas. Cerca de no máximo 36.000 caracteres com espaço.

É de responsabilidade do autor correspondente a inserção das informações de todos os autores do manuscrito no sistema de submissão e na página de identificação, não sendo permitida a inclusão de outros autores após a aprovação do manuscrito.

 

 CONSIDERAÇÕES GERAIS

  • O manuscrito poderá ser submetido redigido em português, inglês ou espanhol;
  • Margens: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm;
  • Fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linha 1,5 para todo o corpo do texto (exceto citação direta longa, que deverão ser em fonte 10, espaçamento simples e alinhadas a direita com recuo de 4cm);
  • Espaçamento antes e depois de cada parágrafo 0 pt;
  • Fotos, mapas, gráficos e outras ilustrações serão tratados como “FIGURA”;
  • Os títulos das figuras, tabelas e quadros devem ser centralizados, com fonte Arial tamanho 11, espaçamento simples e legendas com fonte 10 e espaçamento simples.

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A SUBMISSÃO

  • Manuscrito redigido de acordo com as normas da revista
  • Página de Identificação, contendo Título (português, inglês e espanhol) e Autores com as respectivas filiações
  • Quando for o caso, anexar autorizações, liberações e/ou licenças emitidas por Comitês de Ética em Pesquisa ou de Uso Animal ou por entidades governamentais para liberação de coleta biológica

 

TÍTULO:

Deverá ser escrito em PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL em caixa alta, negrito e centralizado, Fonte Arial 12, espaçamento simples.

Se o artigo for baseado em tese ou dissertação, indicar como nota de rodapé o título, o nome do programa de pós-graduação, a instituição e o ano de defesa.

 

AUTORES E AFILIAÇÕES:

É de responsabilidade do autor correspondente a inserção das informações de todos os autores do manuscrito no sistema de submissão e na Página de Identificação, não sendo permitida a inclusão de outros autores após a aprovação do manuscrito.

 

  • Os nomes devem estar completos, sem utilização de abreviação, na ordem da publicação, um abaixo do outro e alinhado à direita;
  • Não há limitação para o número de autores;
  • As respectivas filiações devem vir como nota de rodapé, fonte Arial 10, espaçamento simples e conter a formação, a última e maior titulação, o vínculo institucional atual, o ORCID (quando houver) e o email de cada autor, p. ex:

 

Primeiro Autor1

Segundo Autor2

Terceiro Autor3

1Graduanda em Nutrição. Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE. Brasil. Email: ingrid_yanomani18@hotmail.com

2Nutricionista. Mestre em Saúde e Ambiente. Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE. Brasil. Email: Manu.freire.nutri@gmail.com

3Nutricionista. Doutor em Nutrição Clínica. Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente. Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, SE. Brasil. ORCID 0000-0005-9234-1523. Email: adalbertoalves@yahoo.com.br

 

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE:

  • O resumo é do tipo não estruturado e deve possuir o máximo de 300 palavras, espaçamento simples e alinhamento justificado;
  • Também deverão ser apresentados um Abstract e um Resumen (obrigatório)
  • Deverão ser apresentadas de três a cinco palavras-chave.
  • Também devem ser apresentadas as Keywords e as Palabras Clave (obrigatório).

 

CORPO DO TEXTO:

O manuscrito poderá ser organizado com:

Introdução, Métodos, Resultados e Discussão (ou Resultados e Discussão em um só tópico), Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências.

 

TÓPICO (CAIXA ALTA E NEGRITO)

  1. INTRODUÇÃO
  2. MÉTODOS

 

Sub-Tópico (Só a primeira letra maiúscula e todo em negrito)

2.1 Área de Estudo

Sub-Sub-Tópico (Só a primeira letra maiúscula e sem negrito)

2.1.1 Área de coleta

Sub-Sub-Sub-Tópico (Só a primeira letra maiúscula e todo sublinhado)

2.1.1.1 Técnica de coleta

 

ILUSTRAÇÕES

As tabelas, quadros e figuras devem ter um título breve, serem numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem inseridas no texto. Exceto tabelas e quadros, todas as ilustrações devem ser designadas como figuras.

Figura (fotos, desenhos, gráficos etc) - resolução de 300 dpi, colorida, em formato digital (jpg ou TIFF) e deverá ser submetida no portal da revista como documento complementar. Quando a figura for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada e serão publicadas sem identificação dos sujeitos, a menos que acompanhadas de permissão por escrito de divulgação para fins científicos. Os gráficos deverão ser inseridos no texto em formato editável, quando possível.

Tabelas - inseridas no texto em formato editável, em seguida de sua chamada. Devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas, sem a utilização de traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e não no cabeçalho ou título. As tabelas não devem repetir dados já descritos no texto e vice-versa.

 

CITAÇÕES:

Um autor:

No início da frase: Meneguetti (2015).

Exemplo: “De acordo com Meneguetti (2015), a malária ....”.

Ao término da frase: (MENEGUETTI, 2015).

Exemplo: “A malária é a principal doença parasitária ocorrente na região da Amazônia Ocidental (MENEGUETTI, 2015)”.

 

Dois autores:

No início da frase: Silva e Bortolini (2012).

Exemplo: “Estudo de Silva; Bortolini (2012), mostram que ....”.

Ao término da frase: (SILVA; BORTOLINI, 2012).

Exemplo: “A educação física é uma área do conhecimento humano ligada às práticas corporais produzidas pela humanidade (SILVA; BORTOLINI, 2012)”.

 

Três ou mais autores:

No início da frase: Maia et al. (2010).

Exemplo: “Um estudo realizado por Maia et al. (2010), mostrou que...”.

Ao término da frase: (MAIA et al., 2010).

Exemplo: A Amazônia Ocidental é composta pelos estados do: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima (MAIA et al., 2010).

 

Citação de mais de um trabalho:

Quando são citados mais de um trabalho, os mesmos devem aparecer no texto do mais antigo para o mais recente (ordem cronológica). Exemplo: (OLIVEIRA, 2009; SANTOS et al., 2014, ANDRADE et al., 2022).

 

QUESTÕES ÉTICAS, AUTORIZAÇÕES E LICENÇAS

Quando for o caso, os autores deverão adicionar essas informações em um sub-tópico específico, no tópico “Métodos”, onde deverá constar os respectivos números dos documentos de autorização, assim como enviar a(s) autorização (ções) no momento da submissão (ver DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS)

 

AGRADECIMENTOS

O agradecimento é opcional e deve ser realizado apenas para as pessoas e instituições que tiveram envolvimento com o desenvolvimento da pesquisa e que não seja um dos autores. Este deve aparecer depois da conclusão e antes das referências.

 

REFERÊNCIAS

Os trabalhos que possuem um ou dois autores, devem ser citados todos os autores. Já os trabalhos que possuem mais de três autores, deve ser citado o primeiro e em seguida “et al.”, conforme exemplos abaixo:

 

Artigo

Nas referências dos artigos, o nome da revista em que o artigo foi publicado deve estar em negrito e abreviado (para a abreviação, deve ser consultado: https://images.webofknowledge.com/images/help/WOS/A_abrvjt.html ou o site da respectiva revista).

AUTOR, A.B. Título do artigo. Nome da revista, v. X, n. X, p. XX – XX, Ano.

AMORIM, C.Z. et al. Screening for antimalarial activity in the genus Pothomorphe. J Ethnopharmacol, v. 24, n. 1, p. 101-106, 1988.

 

Livro

AUTOR, A.B. Título da obra em negrito. Edição. Cidade da Editora: Editora. Ano

BERG, M.E.V.D. Plantas medicinais na Amazônia: contribuição ao seu conhecimento sistemático. 2ª Ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi. 2010.

MENEGUETTI, N.F.S.P.; SOUZA, M.P. A evolução das dimensões do macromarketing expandido no processo extrativo da Castanha-da-Amazônia: o caso do assentamento Canaã, município de Ariquemes - RO. 1ª Ed. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2019.

 

Capítulo de Livro

AUTOR, A.B. Título do capítulo não negrito. In: Autor, A.B. (Ed. ou Org.). Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora. Ano.

ANDRADE, D.C. et al. Evolução histórica-epidemiológica da leishmaniose visceral em Aracaju, Sergipe: Estado da arte. In: Camargo, L.M.A.; Oliveira, J.; Meneguetti, D.U.O. (Org.) Atualidades em medicina tropical na América do Sul: Epidemiologia e Educação em Saúde. 1ª Ed. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2021.

 

Trabalhos em eventos

AUTOR, A.B. Título do trabalho. In: Evento, Anais, Cidade (País), Ano.

OLIVEIRA, A. S. et al. As vacinas disponibilizadas no brasil para covid-19 e as tecnologias implantadas. In: XIX Seminário de Pesquisa UNIANDRADE. Anais, Curitiba, 2022.

 

Dissertações e Teses

AUTOR, A.B. Título do trabalho em negrito. (Dissertação ou Tese) Curso – Instituição, Cidade, Estado, Ano

DUTRA, M.G. Plantas medicinais, fitoterápicos e saúde pública: um diagnóstico situacional em Anápolis, Goiás. (Dissertação) Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente - Centro Universitário de Anápolis, Anápolis, Goiás, 2009.

DOLABELA M.F. Atividade antiplasmódica e citotoxicidade de Esenbeckia febrifuga (A.ST-HIL) Juss. ex Mart. (Rutaceae) e de espécies do gênero Aspidosperma (Apocynaceae). (Tese) Doutorado em Ciências Farmacêuticas - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, 2007.

Sites

Com autores:

AUTOR, A.B. Título do artigo. Nome do site em negrito, Ano. Disponível em: endereço do site consultado. Acesso em: data da consulta.

SIQUEIRA, K.; SCHETTINO, J. P. J. O consumo de queijos pelos brasileiros. Milkpoint, 2021. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/colunas/kennya-siqueira/o-consumo-dequeijos-pelos-brasileiros-225212/. Acesso em: 3 set. 2023.

Sites Institucionais:

SIGLA. Nome por extenso. Título da página. Ano. Disponível em: endereço do site consultado. Acesso em: data da consulta.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 23 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Disposições gerais sobre Doenças Diarreicas Agudas. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dda. Acesso em: 29 mai. 2023.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.