A NOÇÃO DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p161-174Palavras-chave:
Gênero, Livro didático, SociologiaPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
Este artigo analisa o modo como a noção de gênero é tratada nos livros didáticos de Sociologia para o ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio de 2015-2017. Mais precisamente, norteiam o trabalho questões como: a noção de gênero está presente enquanto conteúdo nos livros didáticos? Caso a resposta seja positiva, ela aparece relacionada à temáticas específicas? Quais são os referenciais teóricos utilizados nos livros para fundamentar a abordagem do tema? Há diferentes formas de tratamento ou verifica-se uma homogeneidade em relação à definição conceitual apresentada? Trata-se, do ponto de vista da metodologia empregada, de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo de fontes primárias.Como Citar
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.
CARVALHO, Marília P., O conceito de gênero: uma leitura com base nos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009). Revista Brasileira de Educação, v.16, n.46, p.99-117, 2011.
CHARLES, Nickie. Gênero. In: SCOTT, J. (Org.). Sociologia: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
SOUSA FILHO, Alípio de. A política do conceito: subversiva ou conservadora? - crítica à essencialização do conceito de orientação sexual. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 3, n. 04, 27 nov. 2012.
PENNA, Fernado. A. Programa "Escola Sem Partido": uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, C. T.; MONTEIRO, A. M.; MARTINS, M. L. B. (org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, pp. 43-58
OLIVEIRA, L. F; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em movimento. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013.
TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.